terça-feira, 30 de maio de 2017

Maestro Jorge Salgueiro apresenta conclusão da “Sinfonia Palmela” em 2017





O Cine-teatro S. João volta a acolher uma orquestra de 150 músicos, especialmente constituída para interpretar a “Sinfonia Palmela”, projeto a três anos criado pelo Maestro Jorge Salgueiro, por iniciativa da Câmara Municipal de Palmela, para assinalar o Dia do Concelho. Este ano, nos dias 1 e 2 de junho, às 22 horas, o público terá oportunidade de apreciar esta obra na sua totalidade, já que aos cinco primeiros andamentos – “Do Mar Até Cá”, “Os Sinos de Santiago”, “O Lugar dos Anjos”, “A Viagem da Máquina de Ferro” e “O Poceirão Estrelado por Van Gogh” - apresentados em 2015 e 2016, será acrescentado o sexto e último andamento, intitulado “Um Nome Novo”. Também os coros serão introduzidos este ano.
Inspirado pela história, pelo nome e pela identidade de cada uma das cinco freguesia, o compositor apresenta-nos a sua visão sobre o concelho que o viu nascer, numa perspetiva marcadamente poética. Palmela enquanto terra de música e de músicos, com um movimento associativo de grande dinamismo, está, também, bem patente nesta obra. Na abertura e no encerramento da cerimónia, será interpretado o Hino do Concelho de Palmela, escrito na primeira metade do século XX por Serra e Moura e reconstituído por José Eduardo Ferreira em 1995.
A orquestra é composta por músicos das Bandas da Sociedade de Instrução Musical, da Sociedade Filarmónica Humanitária, da Sociedade Filarmónica União Agrícola e da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, da Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Palmela e da Orquestra Nova de Guitarras, pelo Coro da Sociedade Filarmónica Humanitária, pelo Coro Jovens Cantores,  pelo Coro Feminino do Conservatório Regional de Palmela, pelo Coro da Sociedade Filarmónica União Agrícola, pelo Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e pelo Coro Infantil da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”. Participam, também, as sopranos Isabel Biu e Lucina Morais. 
Natural e residente na vila de Palmela Jorge Salgueiro iniciou-se na composição aos 14 anos e conta, já, com uma obra vastíssima, onde se contam óperas, sinfonias, música para orquestra, banda, coro, teatro e cinema. Compositor residente da Banda da Armada Portuguesa entre 2000 e 2010, é, também, compositor residente da Foco Musical e membro da direção artística do Teatro O Bando. Assina a dramatofonia e a música de “Inferno – A Divina Comédia” que O Bando tem em cena, no momento, no Teatro Nacional D. Maria II.
A organização é da responsabilidade do Município de Palmela, com o apoio da Casa Ermelinda Freitas, Vinhos, lda., ao abrigo do programa “Mecenas de Palmela”. Entrada gratuita mediante levantamento de bilhetes.