terça-feira, 2 de maio de 2017

22.ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó aposta no Enoturismo



           A 22.ª edição da Mostra de Vinhos em Fernando Pó decorre entre 12 e 14 de maio, com um vasto programa onde os vinhos produzidos no concelho de Palmela estarão em destaque. O público terá oportunidade de provar e adquirir os melhores néctares, contactar com as empresas produtoras e participar num conjunto muito interessante de experiências enoturísticas na pitoresca aldeia vinhateira de Fernando Pó – caminhadas e passeios de charrete pelas vinhas aos showcookings e propostas gastronómicas com as adegas locais, bem acompanhadas dos vinhos mais indicados para cada ocasião.
            Sempre muito participado, o concurso de vinhos contará, este ano, com 28 tintos de 28 produtoras/es locais, que estarão, também, disponíveis para prova pelo público durante todo o fim de semana, a par de 19 brancos. Os 10 Melhores Vinhos do Ano serão divulgados no domingo, às 19 horas, depois de selecionados em prova cega pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal. Este ano, a organização criou, também, um Prémio cuja escolha será da responsabilidade do público. Além dos vinhos para prova e a concurso, o certame conta com doze pavilhões de empresas vinícolas da região.
            A gastronomia acompanha sempre o vinho e não faltarão várias tasquinhas para petiscar e conviver, bem como diversos pavilhões de produtos regionais de qualidade, como os queijos, os enchidos e a doçaria. O colóquio técnico sobre o tema Viticultura de Precisão, a tradicional exposição de alfaias agrícolas e a animação musical completam o programa.
As entradas na Mostra mantêm o valor simbólico de dois euros na sexta-feira, e um euro ao sábado e ao domingo. A aquisição do copo oficial da Mostra, no valor de três euros, garante o acesso à prova de todos os vinhos a concurso.
A organização é da responsabilidade da Comissão da Mostra e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela.

“Jardins de vinhas” marcam a paisagem das freguesias rurais

Os incontornáveis “jardins de vinhas” que se estendem ao longo das freguesias de Poceirão e Marateca - extensos territórios de vocação rural, que somam cerca de 281 quilómetros quadrados – marcam a paisagem, num convite à descoberta das tradições antigas e histórias de família, que se escondem em cada casa agrícola e em cada vinho. A aldeia de Fernando Pó assume-se como ponto de partida para esta viagem de exploração, que pode começar com uma viagem de comboio a partir de Lisboa, através do programa “À Descoberta das Vinhas do Sado – Fernando Pó”. Com embarque disponível na Gare do Oriente, Entrecampos, Sete Rios, Pragal e Pinhal Novo, esta viagem parte duma organização da Casa Ermelinda Freitas, da Fernão Pó Adega, da Adega Filipe Palhoça e da Câmara Municipal de Palmela, em parceria com a CP – Comboios de Portugal e o apoio da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, proporcionando visitas guiadas às adegas e experiências gastronómicas.