terça-feira, 30 de maio de 2017

Município de Palmela reforça apoio às três corporações de bombeiros do concelho



A reunião pública realizada a 17 de maio, no âmbito da Semana dedicada à freguesia de Palmela, foi muito rica em boas notícias para as três Associações de Bombeiras/os do concelho – Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura. No momento em que estão, também, em curso as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, o Município aprovou uma adenda aos Protocolos de Apoio ao Funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes (GBP) em vigor. Assim, a comparticipação municipal para o funcionamento de cada um destes grupos passará dos 112.868 euros para 128.992 euros – um reforço de 16.124 euros, que possibilitará a inclusão de mais um elemento em cada GBP, num total de oito (mínimo) por cada associação. Os GBP são fundamentais para o aumento da capacidade de intervenção das corporações, contribuindo para a melhoria das condições de segurança das populações.
Na mesma reunião, foi, também, a aprovada a atribuição de um apoio financeiro ao investimento no valor de 15 mil euros a cada uma das associações. Este apoio responde ao compromisso assumido pelo Município no sentido de, fruto da atual sustentabilidade financeira, ir além dos apoios já protocolados e contribuir para reforçar a capacidade de investimento, nomeadamente, no que respeita à aquisição de viaturas, uma vez que as candidaturas apresentadas pelas associações não tiveram provimento por parte do POSEUR.
É de sublinhar, ainda, a atribuição de 4.500 euros, a distribuir equitativamente pelas três associações, como comparticipação nos custos com formação, indispensável para a aquisição e manutenção dos conhecimentos e competências inerentes à função. Apesar de não se tratar de uma competência municipal, o Município entende que é seu dever apoiar a formação dos corpos de bombeiras/os, para a qual concorre, também, a atividade desenvolvida pela Academia da Proteção Civil de Palmela.
            No total, este pacote de apoios às Associações de Bombeiras/os do concelho, aprovados na última reunião pública, soma, este ano, 436.476 euros.