terça-feira, 30 de maio de 2017

Município saúda Adega de Palmela pelo Título de Reconhecimento como Organização de Produtores de Vinho


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 17 de maio, a saudação à Adega de Palmela pelo Título de Reconhecimento de Organização de Produtores de Vinho, atribuído pela Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.
Abaixo, transcreve-se o texto integral da saudação:


«A Adega de Palmela foi distinguida com o Título de Reconhecimento de Organização de Produtores de Vinho no setor de Vinho para o produto Vinhos de Uvas Frescas, incluídos os vinhos enriquecidos com álcool. Trata-se da 1.ª adega cooperativa da região da Península de Setúbal a  ser reconhecida como Organização de Produtores e a 2.ª na área da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural), cuja cerimónia de entrega decorrerá no dia 1 de junho, às 18h30, na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela.
Com este Título, a Adega poderá, assim, beneficiar dos fundos comunitários no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), nomeadamente, com a majoração de 10% de financiamento nos projetos apresentados.
Fundada em 1955, com a designação de Adega Cooperativa da Região do Moscatel de Setúbal, a Adega de Palmela iniciou a sua atividade em 1958, com 50 associadas/os e com uma produção que não excedia os 1,5 milhões de litros. Atualmente, a produção ultrapassa os 8 milhões de litros, sendo 75% Vinho Tinto, 15% Vinho Branco e 10% Moscatel de Setúbal. Com cerca de 300 associadas/os, que possuem uma área combinada de 1000 hectares, uma parte da sua produção é engarrafada.
Com 40 funcionárias/os, a Adega de Palmela tem vindo ao longo dos anos a atualizar a sua tecnologia de fabrico e engarrafamento e, hoje, é uma unidade certificada que produz marcas reconhecidas a nível nacional e internacional, com a atribuição de medalhas de ouro e prata nos mais prestigiados certames deste setor.
A Câmara Municipal de Palmela, reunida na Biblioteca Municipal de Palmela no dia 17 de maio de 2017, saúda a Adega de Palmela por mais este reconhecimento nacional e faz votos de sucessos futuros para a empresa».