terça-feira, 30 de maio de 2017

Jogos do Futuro começam no dia 2 de junho



É já no dia 2 de junho que os nove municípios da região - Almada, Alcochete, Barreiro, Moita. Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal – dão início à 5.ª edição dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal (JFRS), iniciativa que se afirma, já, como uma grande festa do desporto. A cerimónia de abertura decorre a partir das 21h00, no Largo do Mercado 1.º de Maio, no Barreiro, com um grande espetáculo multimédia apresentado por Wanda Stuart, onde marcarão presença todas/os as/os desportistas participantes nos Jogos.
As provas desportivas serão disputadas entre 2 e 4 de junho, nos nove municípios, e esta edição conta com um número recorde de 24 modalidades, com especial atenção para o desporto adaptado: andebol, atletismo, basquetebol, boccia, bodyboard, canoagem, futebol de 7, futebol de 11, futebol de praia, futsal, ginástica de trampolins, hip hop, hóquei em patins, judo, karaté, natação, orientação, râguebi, skate, skimboard, surf, ténis, voleibol e xadrez. No total, serão três mil as/os jovens participantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos.
O envolvimento do Desporto Escolar e das associações tem sido fundamental para o crescimento desta iniciativa, que sublinha a identidade desta região, quer pelo trabalho em parceria – prática comum entre os municípios da península – quer pela visão partilhada da prática desportiva enquanto vetor determinante para o desenvolvimento sustentado. A grande tradição associativa está bem plasmada no número de coletividades existentes na região: 683.
Rita Patrício, atleta de Boccia, José Augusto, antiga glória do futebol nacional, a judoca olímpica Telma Monteiro e o treinador de futebol Paulo Fonseca são as patronas e os patronos desta edição dos JFRS, iniciativa promovida pelos nove municípios da região, pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, movimento associativo popular, escolas e associações distritais de modalidades aderentes. 
Os Jogos do Futuro contam, ainda, com o apoio de 21 embaixadoras e embaixadores da região, que se associam a este evento de referência, manifestando o seu apoio e entusiasmo. Em www.jogosdofuturo.net, é possível assistir aos seus testemunhos. As embaixadoras e os embaixadores do concelho de Palmela são: Marco Morais (Judo) – Selecionador/Treinador Nacional de Cadetes e Juniores;  Tiago Venâncio (Natação) – Treinador Palmela Desporto, EM, Atleta Olímpico 2004, 2008 e 2012; Simone Fragoso (Natação) – Atleta do Sporting CP, Atleta Paralímpica 2008, 2012 e 2016, Patrona dos JFRS 2016; Rafael Reis (Ciclismo) – Atleta da Caja Rural (Espanha); Vencedor do Ranking Ciclista do Ano 2016 (ao serviço do FC Porto); Filipa Rodrigues (Orientação) – Atleta da ADFA, Campeã Ibérica de Orientação 2016.


Palmela recebe provas de Orientação e de Judo

O Município de Palmela acolhe as competições de Judo e Orientação, a decorrer no dia 3 de junho. O Meeting de Orientação tem lugar em Sesmarias, Palmela (junto ao Parque Industrial Mata Lobos), entre as 10h00 e as 12h30, numa organização do Município e das Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo, com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação. Em paralelo, as Secundárias promovem a 15.ª edição do OriFamília, um passeio guiado de Orientação e um percurso em grupos de famílias (mais informação em http://oriespalmela.blogspot.pt).
O Torneio de Judo e Judo Adaptado, dirigido aos escalões de Benjamins, Infantis e Iniciados, decorre no Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo, entre as 14h00 e as 18h00, numa iniciativa do Município com a Associação Distrital de Judo de Setúbal.
Os clubes e escolas do concelho participam em 18 modalidades, com um total de 373 jovens.


3 de junho – 10h00 às 12h30
Sesmarias, Palmela (junto ao Parque Industrial Mata Lobos - 38°35'28.0"N 8°56'00.9"W)
Meeting de Orientação
Organização: Câmara Municipal de Palmela, Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo
Apoio: Federação Portuguesa de Orientação

3 de junho – 14h00 às 18h00
Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo
Torneio de Judo (Benjamins, Infantis e Iniciados / Judo Adaptado)
Organização: Câmara Municipal de Palmela e Associação Distrital de Judo de Setúbal 

Faça o download da APP e siga os JFRS minuto a minuto

Em conferência de imprensa realizada no dia 23 de maio, a organização lançou uma APP, especialmente desenvolvida para facilitar o acesso a informação atualizada ao minuto sobre as provas, os locais, os Municípios e muito mais. Notícias, programa, modalidades, newsletter e contactos são exemplos de algumas das funcionalidades disponibilizadas por esta ferramenta (download através do link  https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.albatrozdigital.jogosdofuturo).

Mais informação em www.jogosdofuturo.net.