segunda-feira, 15 de maio de 2017

Município e ARPIBA criam resposta social para idosos no Bairro Alentejano


A Câmara Municipal de Palmela vai comparticipar, no valor de cerca de 115 mil euros, a construção de um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário no Bairro Alentejano, freguesia de Quinta do Anjo, promovido pela Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Bairro Alentejano (ARPIBA). O Protocolo de Cooperação Financeira, a celebrar entre as duas entidades, foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública realizada a 10 de maio.
A verba atribuída pelo Município destina-se a financiar os encargos com a revisão do projeto de arquitetura e com a empreitada de construção do novo equipamento social – um sonho antigo da ARPIBA, Instituição Particular de Solidariedade Social constituída em 2005, que possui, atualmente, cerca de 250 associados e presta um importante apoio a esta comunidade, que se encontra muito afastada da sede de freguesia. Sediada, desde a sua constituição, em espaço provisório, cedido pela Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano, a ARPIBA vai construir a sua sede num terreno de 1.392 metros quadrados, cedido, em 2008, pela Câmara Municipal, que isentou, também, a instituição do pagamento de taxas.
Os instrumentos de planeamento da Rede Social, aprovados pelo Conselho Local de Ação Social de Palmela, apontam para a necessidade urgente de reforçar as respostas sociais da freguesia de Quinta do Anjo e, em particular, daquela área, pelo que o novo Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário vem colmatar esta lacuna.