terça-feira, 23 de maio de 2017

Eugénio de Andrade é o poeta homenageado no próximo encontro


Eugénio de Andrade vai ser o poeta homenageado na próxima sessão do projeto “Palavras na Nossa Terra”, que decorrerá no dia 26 de maio, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo.
José Fontinhas, com o nome artístico de Eugénio de Andrade, pelo qual ficou conhecido, nasceu em 1923, no Fundão, de onde seguiu para Lisboa e Coimbra, antes de se fixar no Porto, como inspetor administrativo do Ministério da Saúde.
O seu primeiro livro, “Adolescente”, foi editado em 1942, mas é a obra “As mãos e os frutos”, em 1948, que lhe dará grande visibilidade. Ao longo da sua vida escreveu e publicou dezenas de livros, participando, ainda, em diversas  antologias. Foi, também, autor de livros infantis e tradutor. Entre os autores que traduziu, encontra-se Garcia Lorca. É um dos poetas portugueses mais traduzidos.
Entre outras condecorações, foi-lhe atribuído o grau de Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, o Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários, o Prémio Europeu de Poesia da Comunidade de Varchatz, o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Camões.
Recorde-se que a participação nestes encontros é gratuita e aberta a todas as pessoas que gostem de ouvir, escrever, ler ou dizer poesia.