terça-feira, 27 de junho de 2017

Palmela promove atividades de ocupação de tempos livres para crianças e jovens


O Município de Palmela e entidades parceiras prepararam um conjunto diversificado de atividades para ocupação de tempos livres de crianças e jovens, durante o período de férias escolares de verão. Estes programas, de participação gratuita ou de custo acessível, constituem uma importante ajuda para as famílias e enriquecem as/os participantes com conteúdos lúdicos, educativos, culturais e desportivos, promovendo o convívio e a interação com o património regional.
O Museu Municipal de Palmela propõe a descoberta dos “tesouros” da Arrábida, candidata a Reserva da Biosfera da Unesco nos dias 12, 13 e 14 de julho, para crianças entre os 6 e os 8 anos, e nos dias 19, 20 e 21 de julho para crianças dos 9 aos 11 anos. As atividades estendem-se pelos três concelhos do território Arrábida, com visitas ao Museu do Ovelheiro, em Quinta do Anjo, à Quinta de Alcube, ao Mercado do Livramento e ao Parque do Alambre, em Setúbal, a sítios arqueológicos e ao Castelo de Sesimbra, entre outros.
Para o público juvenil, entre os 12 e os 17 anos, o Município promove o programa gratuito “Jovens no verão”, a partir dos Centros de Recursos para a Juventude. As atividades decorrem entre 4 e 27 de julho, para jovens das diferentes freguesias, e integram jogos de equipa e praia, na Figueirinha, canoagem e outros desportos na praia fluvial das Azenhas da Seda, em Mora, e paintball e arborismo no Natura Park, em Sesimbra.
As Férias Desportivas regressam entre 26 de junho e 28 de julho, na Piscina de Pinhal Novo e no Pavilhão Desportivo Municipal, com atividades para crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos, e as inscrições estão a decorrer nas secretarias das piscinas de Pinhal Novo e Palmela. A iniciativa, promovida pela empresa municipal Palmela Desporto, integra aikido, andebol, atletismo, badminton, basquetebol, futebol, hip hop, natação, orientação, ténis, râguebi e zumba, entre outras modalidades. Para público com idades a partir dos 14 anos e até aos 29, as Férias de Verão Ativas apresentam um vasto conjunto de modalidades, com aulas a dois euros.
Dança, música, teatro, expressão plástica, cinema e património são as propostas da Passos e Compassos para mais uma edição das Férias Culturais de verão. Vocacionadas para crianças entre os 6 e os 12 anos, as atividades decorrem nas semanas de 26 a 30 de junho e de 3 a 7 de julho, com a atividade especial “Em Pijama no FIG” a 9 de julho. A participação pode ser integral, semanal ou diária, com seleção, também, de horário da manhã ou da tarde. Entre 10 e 12 de julho, esta entidade promove um mini curso de artes circenses no Cine-teatro S. João, em Palmela, para crianças entre os 7 e os 11 anos.
Por último, a Rede Municipal de Bibliotecas, promove entre julho e agosto, em Palmela, Quinta do Anjo, Pinhal Novo e Águas de Moura, o programa “O comboio das histórias em viagem de verão”, com atividades de expressão plástica, jogos e animações do livro e da leitura, destinado à faixa etária dos 5 aos 12 anos.