sexta-feira, 30 de junho de 2017

Sobreiro Grande de Águas de Moura homenageado pela GNR

O Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana homenageou esta manhã, com a Câmara Municipal de Palmela, a “Árvore do Assobio” em Águas de Moura. A cerimónia contou com a presença da União das Freguesias de Poceirão e Marateca e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e consistiu na colocação de uma placa evocativa.


Na ocasião, o Presidente da Câmara, Álvaro Balseiro Amaro, falou da importância simbólica e concreta do sobreiro para a localidade de Águas de Moura e destacou a prioridade que o Município atribui à preservação da floresta e do património ambiental do concelho. O Tenente-Coronel José Silva Vieira, Chefe da Secção do SEPNA do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Setúbal, explicou que, com a iniciativa, a corporação pretende valorizar os espécimes mais relevantes da floresta autóctone na região, mas, também, alertar para o facto de se tratar de árvores que a corporação visita regularmente, como forma de as proteger de usos indevidos.



O espaço do Sobreiro Grande, como também é conhecido, foi, recentemente, valorizado pelo Município, que instalou no local um conjunto de passadiço e bancos para contemplação e repouso, informação bilingue e mobiliário urbano. Junto ao sobreiro foi, ainda, instalado equipamento de ginásio de ar livre, para uma conjugação perfeita de desporto, saúde e ambiente. A empreitada custou cerca de 16.500 euros.