terça-feira, 13 de junho de 2017

Palmela saúda adegas premiadas em concursos de vinhos nacionais e internacionais


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 7 de junho, uma saudação às adegas do concelho premiadas no Concurso Vinhos de Portugal, da ViniPortugal, realizado a 19 de maio, e no Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”, que decorreu entre os dias 25 e 28 de maio, em Trimonti, Itália, pelos resultados obtidos e pela excelência dos vinhos de Palmela.

Transcreve-se abaixo o texto da saudação:

«As adegas do concelho de Palmela continuam a acumular medalhas e distinções em concursos nacionais e internacionais de vinhos, numa afirmação incontornável da grande qualidade que sempre lhes reconhecemos.

A 19 de maio, as adegas do concelho conquistaram 16 medalhas no Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal para a promoção dos vinhos nacionais. Mais de uma centena de especialistas internacionais de renome avaliaram um total de 1.393 vinhos portugueses.

A Casa Ermelinda Freitas recebeu 3 Medalhas de Ouro e 4 de Prata, a Adega de Palmela recebeu uma Medalha de Ouro e duas de Prata e a Adega Filipe Jorge Palhoça recebeu uma Medalha de Ouro e uma de Prata. Destaque, também, para as adegas ASL Tomé, Venâncio da Costa Lima e Xavier Santana, galardoadas com uma Medalha de Ouro cada, e para a SIVIPA, que conquistou uma Medalha de Prata.

            Os vinhos distinguidos com o grau Ouro neste certame terão presença assegurada, este ano, num conjunto de eventos internacionais como a ProWine Shanghai, a Vinexpo Bordéus, a Campus Hamburgo e as Provas de Zurique, Chicago, Nova Iorque e Luanda.

Entre os dias 25 e 28 de maio, em Trimonti, Itália, o concelho registou mais uma excelente participação no Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”. Naquele que é o único concurso de vinhos que prevê a participação conjunta do produtor e do Município de proveniência das produções, Palmela arrecadou 21 das 97 medalhas atribuídas aos vinhos portugueses, provenientes de 44 municípios.

Além de ser o Município português mais medalhado, Palmela obteve 6 das 21 Medalhas de Grande Ouro – o top dos melhores. Aqui, o destaque vai para o Moscatel Reserva 2008 da adega Venâncio da Costa Lima, o vinho melhor pontuado na 16.ª edição do certame. É de sublinhar, também, a prestação da Casa Ermelinda Freitas, que somou um total de 10 medalhas, entre as quais, 3 de Grande Ouro. De grande importância é, ainda, o facto de terem sido premiadas todas as adegas de Palmela que participaram na iniciativa, nomeadamente, Adega de Palmela, Adega Camolas, Casa Ermelinda Freitas, Marcolino Freitas & Filho, SIVIPA, Venâncio da Costa Lima e Xavier Santana.

O concurso decorreu com a participação de 1.200 vinhos e foi promovido pela Associazione Nazionale delle Città del Vino e pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, com o apoio da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e de um conjunto de organismos e entidades, nacionais e internacionais, dedicados à valorização dos territórios das Cidades do Vinho e das respetivas produções vinícolas.

Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela, no dia 7 de junho de 2017, a Câmara Municipal de Palmela saúda todas as adegas premiadas no Concurso Vinhos de Portugal e no Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”, que vieram afirmar, uma vez mais, o lugar incontornável que os vinhos de Palmela ocupam nos palcos nacionais e internacionais do setor».