segunda-feira, 19 de junho de 2017

Plano de Segurança da Água do Município de Palmela melhora gestão de riscos para a saúde humana



A Câmara Municipal de Palmela está a elaborar um Plano de Segurança da Água (Projeto Colaborativo  PSA), numa iniciativa que reúne várias entidades gestoras. Este projeto, que teve início em março, decorre durante aproximadamente 12 meses, prevendo-se a sua conclusão em abril de 2018, representando um investimento municipal de 16.700 euros.
Organizada em sete etapas, esta iniciativa adotou um formato colaborativo e a abordagem promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Associação Internacional da Água (IWA). Avaliar a capacidade do sistema de abastecimento de água para responder a potenciais ameaças à segurança da água; identificar medidas de controlo necessárias, bem como, oportunidades de melhoria nas operações e práticas de gestão atuais e na alocação de recursos humanos e, por último, promover uma gestão e monitorização operacional eficiente, identificando planos de ação para situações de rotina e excecionais de funcionamento, são os principais objetivos do PSA.
Na sequência da revisão da Diretiva da Qualidade da Água (Diretiva 98/83/EC do Conselho, de 3 de novembro), aprovada pela Comissão Europeia - que introduz a necessidade da adoção de uma abordagem de gestão do risco - os Estados-Membros devem colocar em vigor, até 27 de outubro de 2017, as disposições legislativas, regulamentares e administrativas necessárias para dar cumprimento à presente diretiva.  
Os Planos de Segurança da Água constituem um importante instrumento de planeamento e um contributo relevante na identificação e gestão de  riscos, eficiência do serviço prestado, melhoria da qualidade da água, saúde e confiança do consumidor, objetivos com os quais a Câmara Municipal de Palmela está comprometida, representando mais um investimento municipal a este nível.