segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Ciclovia de Quinta do Anjo com candidatura a fundos comunitários aprovada


A ciclovia de Quinta do Anjo viu a candidatura apresentada pelo Município de Palmela ao PAMUS – Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável aprovada.
O projeto da Ciclovia de Quinta do Anjo, em fase de conclusão, integra um traçado que percorre a zona urbana, entre o limite norte da rua 5 de outubro (Urbanização Colinas da Arrábida) e a Urbanização Portais da Arrábida e desenvolve-se, em grande parte do seu percurso, ao longo da Ribeira da Salgueirinha, contribuindo para a sua valorização bem como para a beneficiação de urbanizações mais antigas.
Recorde-se que foram, recentemente, abertas as propostas apresentadas a concurso para a realização da obra da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo,  intervenção que liga o final do troço atual, na zona da Urbanização Vila Serena, com o entroncamento com a Estrada dos Quatro Marcos / Caminho Municipal 1024, no limite da freguesia e do concelho.
Este segundo troço da Ecopista de Pinhal Novo, ciclável e pedonal, inclui o tratamento paisagístico da envolvente, iluminação e arborização, numa extensão de 1.932 metros. O concurso para esta segunda fase foi lançado com um preço base de cerca de 380 mil euros.
Estas e outras ciclovias – as já executadas e as que estão em plano - integram a rede CICLOP7, uma rede intermunicipal que pretende incentivar o uso da bicicleta e as deslocações a pé em articulação com o uso do transporte público, para um modelo de mobilidade mais sustentável.
O investimento municipal da rede Ciclop7, previsto para este mandato, ascende a cerca de 1.400 mil euros, cofinanciados pelo Portugal 2020.