segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Exposição “A PIDE em Pinhal Novo” patente no Poceirão


Está patente, até 15 de fevereiro, no Centro Cultural de Poceirão, a exposição “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a memória não esmoreça”, numa organização da Câmara Municipal de Palmela.
Inaugurada em 2017, em Pinhal Novo, aquando do lançamento do livro com o mesmo nome, da autoria de José António Cabrita (Coleção Estudos Locais – Câmara Municipal de Palmela), esta mostra encontra-se em itinerância pelo concelho, procurando levar mais longe esta homenagem aos presos políticos de Pinhal Novo, vítimas da ditadura fascista ao longo de 48 anos.  
É objetivo da autarquia dar continuidade a este trabalho de parceria com José António Cabrita, aprofundando o estudo e a divulgação do que foi o empenho, a dedicação e a abnegação de quem lutou e sofreu, em nome da justiça e dos direitos sociais e políticos e da melhoria das condições de vida.
José António Cabrita estudou e ensinou Sociologia, tendo-se dedicado, também, à investigação de diversos temas, entre os quais, a cultura caramela e a historiografia de Pinhal Novo. O livro sobre a ação da PIDE explora o arquivo documental da Polícia política e dá voz a vários testemunhos de quem passou pelas prisões do Tarrafal ou de Peniche, bem como dos seus familiares e amigos.
O livro “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a Memória não esmoreça” está à venda no Centro Cultural de Poceirão.