quarta-feira, 3 de junho de 2015

Futuros empreendedores apresentaram projetos à comunidade

A 2.ª ação de Formação e Coaching em Empreendedorismo, que decorreu no concelho, com início em fevereiro, no âmbito do Protocolo assinado entre o Município de Palmela e a Associação Tempos Brilhantes, terminou no dia 29 de maio, com uma Mostra de Empreendedorismo no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela. Na sessão de abertura, o Vereador Luís Miguel Calha reafirmou a aposta do Município no fortalecimento da economia e sublinhou a importância de criar condições para a realização de investimento no território e, em particular, no Centro Histórico de Palmela, que continua a assistir à implementação de projetos muito interessantes. Elisabete Eufémia, da Associação, deu a conhecer a metodologia de trabalho utilizada e a incubadora de empresas em funcionamento no Pinhal Novo, em parceria com a Câmara, que apoia o desenvolvimento de ideias e modelos de negócio.


O evento contou com a participação dos formandos, de um conjunto de alunos do Instituto Politécnico de Setúbal e de empresários que participaram na 1.ª ação, em 2013, e que deram testemunho dos seus processos e experiências, sublinhando a necessidade de perseverança, originalidade e criatividade. É o caso de Pedro Castel-Branco, que apresentou o Flavors, projeto que congrega um restaurante, uma loja gourmet e uma pequena fábrica, onde produz compotas, chutneys, relishes e outras iguarias, à base de fruta, legumes e especiarias. Também Vanda Brito marcou presença, com a MVision, empresa que se dedica à implementação de circuitos de Audioguias e com a qual o Município já celebrou um protocolo, que deu origem ao circuito de Audioguias do Castelo e do Centro Histórico de Palmela. Dois outros projetos, em curso (3D – Global, impressão 3D para todos, de Jorge Bastos, e o Projeto Cooperativo, de Nuno Gil), foram, também, apresentados ao público.


A terminar, foi a vez dos 25 formandos do curso 2015 revelarem as suas perspetivas de futuro e darem a conhecer o seu trabalho. Foram apresentados dez projetos a implementar localmente, em áreas como o turismo, a cultura, a moda, a educação, o marketing, o audiovisual ou a saúde e bem-estar, que prometem diversificar o tecido económico e reforçar a oferta já existente.
A sessão encerrou com a entrega dos diplomas aos formandos e a oferta de um Moscatel na Casa Mãe da Rota de Vinhos. De participação gratuita, a ação de formação e coaching em empreendedorismo pretendeu apoiar pessoas desempregadas ou em fase de transição, na concretização de ideias e projetos. A iniciativa foi promovida pela Associação Tempos Brilhantes e pela Psiquatro, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, da Caixa de Crédito Agrícola Entre Tejo e Sado, do Centro de Empresas Maquijig e da Moreleads.