segunda-feira, 8 de junho de 2015

Pólo do Museu da Saúde reabre em Águas de Moura






O Pólo do Museu da Saúde, localizado em Águas de Moura, reabriu no dia 3 de junho. A exposição “Malária em Portugal: Memórias de uma Luta no Vale do Rio Sado”, desenvolvida pelo Museu Municipal de Palmela, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, esteve patente em Lisboa ao longo dos últimos dois anos e regressou, agora, ao edifício do antigo Instituto de Malariologia – hoje, Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas Francisco Cambournac (CEVDI).
Trata-se de uma mostra sobre o papel do Instituto de Malariologia de Águas de Moura no processo de erradicação da doença em Portugal, dividida em dois núcleos: o primeiro, com a história da doença em Portugal, permitindo contextualizar a necessidade do aparecimento do Instituto de Malariologia naquela zona e, o segundo, dedicado ao Instituto de Malariologia, com as várias vertentes de atuação, nomeadamente, luta anti sezonática, estudo e investigação da doença e do vetor, formação de profissionais e tratamento e prevenção da doença junto das populações locais.
A cerimónia de reabertura contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, Vereador Luís Miguel Calha, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, Fernando de Almeida e Diretora do Museu da Saúde, Helena Rebelo de Andrade.
Na ocasião, o Presidente Álvaro Balseiro Amaro «congratulou-se com esta parceria, protocolada em 2009» e sublinhou a intenção de aprofundá-la, nomeadamente, com a divulgação deste recurso educativo junto da Associação de Municípios da Região de Setúbal.
A cerimónia integrou uma visita guiada à exposição, que contém um vasto acervo laboratorial e documental do antigo Instituto de Malariologia, conduzida por Teresa Rosendo, do Museu Municipal de Palmela e uma das autoras da mostra.
As visitas guiadas à exposição são gratuitas, mediante marcação prévia junto do Museu Municipal de Palmela, através do telefone 212 336 640. Horário: 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 15h30.