segunda-feira, 22 de junho de 2015

Município de Palmela contra encerramento de atividades do pré-escolar no Lau



O Ministério da Educação recusou a proposta da Câmara Municipal no sentido de manter a atividade do Centro de Animação Infantil Comunitária (CAIC) do Lau por mais um ano letivo. A unidade, que constituía uma alternativa ao ensino pré-escolar, nesta zona rural do concelho, encerra com o período de férias de verão que se aproxima.

            O CAIC do Lau funcionava desde o ano letivo 1997/98, com uma autorização, renovada anualmente, pelo Ministério da Educação e Ciência. A realização de atividades adequadas às necessidades de desenvolvimento das crianças tornou esta oferta equivalente à educação pré-escolar, no seu modelo mais tradicional, correspondendo às necessidades das famílias. E, nesse sentido, todos os anos o Agrupamento de Escolas de Palmela solicitava à Direção Geral de Equipamentos Escolares (DGESTE) a devida autorização, com o parecer positivo da Câmara Municipal de Palmela.

            No início deste ano letivo, o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar advertira para a possibilidade de uma proposta de extinção do CAIC do Lau. Face a esta comunicação, e tendo em conta que a decisão de encerramento do CAIC Lau causaria grandes transtornos às famílias, o Agrupamento de Escolas de Palmela e a Câmara Municipal reuniram com DGESTE, tendo a autarquia proposto que a autorização se mantivesse por mais um ano letivo, de forma a garantir o apoio às crianças que já frequentavam as atividades e a preparar da sua integração na rede escolar.   

            Não obstante as razões apresentadas, o MEC manteve a decisão e a Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo confirmou o encerramento ao Agrupamento de Escolas de Palmela e à Câmara Municipal, em maio de 2015.

            Face à intransigência do Ministério da Educação e Ciência, e por proposta do Agrupamento de Escolas de Palmela, realizou-se uma reunião com os pais e encarregados de educação das crianças que frequentariam o CAIC Lau, no próximo ano letivo, no sentido de esclarecer a situação e acautelar a continuidade das crianças no pré-escolar em jardins-de-infância do Concelho.

            Aproveitando a sua visita à ATEC, a vice presidente da Câmara de Palmela, Adília Candeias entregou ao Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, um pedido para que a decisão seja revista.