segunda-feira, 8 de junho de 2015

Sopa Caramela em destaque nos restaurantes do concelho


A primeira quinzena de junho está a ser marcada por um conjunto de atividades, relacionadas com a divulgação da Sopa Caramela, no âmbito do projeto “Palmela – Experiências com Sabor!”. A par da 19.ª edição das Festas Populares de Novo (em curso, por iniciativa da Associação de Festas), o Município e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal dedicam especial atenção a esta sopa, bem tradicional das zonas rurais do concelho de Palmela e uma das suas principais referências gastronómicas.
Assim, até 14 de junho, 23 restaurantes do concelho terão a Sopa Caramela em destaque nos seus menus. A 12 de junho, a Rota de Vinhos e a Confraria Gastronómica da Sopa Caramela promovem um Workshop de Sopa Caramela, inserido na programação dos Serões na Casa Mãe da Rota de Vinhos. Entre as 18 e as 20 horas, os interessados podem aprender a cozinhar esta Sopa e a desvendar os seus segredos. O Workshop é seguido de degustação (inscrições: 6 euros).
           No próximo sábado, dia 13, às 18 horas, a Adega ASL Tomé, em Pinhal Novo, é palco da iniciativa “Sopa Caramela na Adega”, numa organização da Rota de Vinhos e da ASL Tomé, com o apoio da Confraria Gastronómica da Sopa Caramela. A tarde inclui visita à adega, prova de vinhos e lanche regional (Sopa Caramela da Confraria, queijo de Azeitão, queijo seco de ovelha e azeitonas). Este será, também, o momento para escolher a melhor sopa do ano no Concurso de Sopa Caramela, promovido pelo Município, onde o público terá oportunidade de degustar todas as sopas concorrentes (inscrições: 7,50 euros/ gratuito para crianças até 12 anos).
Generosa e reconfortante, à base de batata, feijão, repolho, cenoura e enchidos, a Sopa Caramela retrata a economia de subsistência das famílias de trabalhadores rurais, provenientes das áreas da Beira Litoral e do Baixo Mondego, que vinham trabalhar, sazonalmente, para as propriedades agrícolas desta região, e que ficaram conhecidos como caramelos. A partir da segunda metade do século XIX, muitos destes trabalhadores fixaram-se na área mais rural do concelho e, em particular, na área da atual freguesia de Pinhal Novo.
Mais informações e inscrições nas atividades através do telefone 212 334 398 ou do email info@rotavinhospsetubal.com. Vantagens para utilizadores do Palmela Tourist Card.