domingo, 14 de junho de 2015

Palmela recebe 1.ª prova de ciclismo Granfondo da Arrábida em outubro

A Granfondo da Arrábida percorrerá as estradas da serra a 11 de outubro, com partida e chegada no Castelo de Palmela. A primeira edição do evento, promovida pela Lima e Limão Cycling Services, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, da Associação de Ciclismo de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ciclismo, foi apresentada, publicamente, no dia 12 de junho, no Palácio da Bacalhôa.

Na ocasião, João Serralheiro, da organização, explicou que se trata de uma prova aberta de ciclismo de estrada, de caráter internacional,  que pretende sublinhar «a tradição de Palmela enquanto terra de ciclismo» e «posicionar as estradas da Arrábida como referência internacional para a prática da modalidade». A associação ao turismo desportivo e de natureza surge de forma incontornável, com o ciclismo de estrada a proporcionar, aos atletas e ao público, oportunidades únicas para desfrutar do enquadramento cénico privilegiado, entre a serra e o mar.

Para Sandro Araújo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo – que começou por agradecer a Palmela o apoio continuado que tem dado à modalidade na região - a Granfondo reveste-se de caráter especial, pelo relacionamento com a Arrábida, e insere-se no quadro das novas tendências da modalidade e na apetência renovada pelo desporto outdoor, contribuindo para concretizar a ideia de “Ciclismo para Todos”. Sandro Araújo lembrou, também, a importância do modelo Granfondo, em crescimento na Europa, e os números surpreendentes do turismo ligado ao ciclismo, que atingem os 44 mil milhões de euros anuais.

Luís Miguel Calha, Vereador da Câmara Municipal de Palmela, responsável pela área do turismo, reforçou a ideia da ligação entre o desporto e o turismo, que o Município tem vindo a acarinhar na sua estratégia de desenvolvimento, e lembrou que a Arrábida é uma das cinco centralidades identificadas pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, no seu Plano Estratégico para 2015-2019. O Vereador saudou a organização pela ousadia e pelo entusiasmo demonstrado desde a primeira hora e manifestou a confiança do Município no sucesso desta prova, que acredita «será uma referência desportiva e turística» da região.

Além da Granfondo - prova de distância longa, com um percurso de 140 quilómetros de extensão e um desnível acumulado positivo de 2500 metros – decorrerá, em simultâneo, uma prova de distância média, com 100 quilómetros e desnível acumulado de 1500 metros. São esperados cerca de um milhar de participantes.

Os ciclistas Bruno Pais e Rafael Reis – atleta palmelense que está a representar Portugal nos Jogos Europeus de Baku, no Azerbaijão – marcaram presença no evento e são, a par de Ana Antunes, os embaixadores e a embaixatriz da 1.ª Granfondo da Arrábida, cujas inscrições já estão a decorrer.

Mais informação em www.arrabidagranfondo.com.