terça-feira, 2 de junho de 2015

Município homenageou pessoas e instituições que contribuem para a construção do concelho

Ao final da tarde de 1 de junho, Dia do Concelho de Palmela, no Cine-Teatro S. João, a Câmara Municipal promoveu uma cerimónia de atribuição de condecorações a um conjunto de cidadãos, trabalhadores municipais e entidades que, com a sua ação, vida e exemplo, têm contribuído para o desenvolvimento da comunidade e para a construção do concelho. Um concelho desenvolvido e diversificado, entre o rural e o urbano, que aposta na diversificação do seu tecido económico e que, como recordou o Presidente Álvaro Balseiro Amaro, na sua intervenção, «merece apoios específicos, de acordo com a natureza dos seus territórios» e um «olhar diferenciado em matéria de fundos comunitários e de investimentos da administração central».
Com uma história longa e marcante, Palmela foi sede da Ordem de Santiago durante vários séculos, e a importância da investigação historiográfica, que nos permite conhecer melhor quem somos, foi sublinhada com a atribuição da Medalha de Honra, a título póstumo, a Agostinho da Silva, que deu o arranque, e de Medalhas de Mérito a Isabel Cristina Ferreira Fernandes e Luís Adão da Fonseca, pelo extenso trabalho de investigação e divulgação das Ordens Militares. 
No Ano Europeu do Desenvolvimento, foram, também, atribuídas Medalhas de Mérito a entidades que contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, nomeadamente, a erradicação da pobreza e a sustentabilidade dos territórios: a AMI – Fundação Assistência Médica Internacional, o Instituto Marquês de Valle Flôr e a UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. No plano local, foram distinguidas sete instituições que marcam a vida do concelho, pelo espírito de iniciativa, visão e capacidade de concretização de projetos: Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal, Associação de Convívio para Idosos de Cabanas, Associação de Moradores do Lau, Associação Juvenil Odisseia, Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal, Bardoada – Grupo do Sarrafo e FIAR – Associação Cultural.
Internamente, e reconhecendo o contributo dos trabalhadores para a qualidade de vida das populações, o Município homenageou, com a Medalha Municipal de Dedicação, duas trabalhadoras que, no cumprimento dos seus deveres, se distinguiram exemplarmente, e atribuiu a Medalha Municipal de Serviço Prestado a mais de meia centena de trabalhadores.