sexta-feira, 5 de junho de 2015

Município obtém 4,9 milhões de financiamento


A Câmara Municipal de Palmela assegurou um financiamento de cerca de 4,9 milhões de euros no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Área Metropolitana de Lisboa.
De um total de 85 milhões de euros, o montante obtido por Palmela representa o sexto maior no conjunto dos municípios da AML, estando agora reunidas as condições para a apresentação de candidaturas no âmbito do Portugal 2020.
Os projetos a candidatar terão um valor global de mais de 9,6 milhões de euros (o dobro do valor candidatável) e abrangem, entre outros investimentos e ações, a eficiência energética e utilização de energias renováveis em edifícios municipais, entre os quais, o Cine-Teatro S. João; a conservação e proteção do património natural e cultural; a inclusão social; a ampliação e requalificação das escolas básicas de Águas de Moura, Aires e Matos Fortuna; a promoção do emprego e criação de micro, pequenas e médias empresas.

O Município apresentou, também, uma candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência em Uso de Recursos (POSEUR), no valor de 2,4 milhões de euros, no domínio da Proteção Civil. Esta candidatura contempla a intervenção nos quartéis dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo (400 mil euros) e Palmela (300 mil euros) e a aquisição de equipamento para as três corporações do concelho, destinado ao apoio à prevenção e gestão de riscos, no valor de 1600 mil euros. Inclui ainda uma verba de 100 mil euros para o Plano de Emergência do Centro Histórico.