segunda-feira, 13 de novembro de 2017

HUB10 melhora mobilidade e conexão territorial - requalificação da Estrada de Vila Amélia

          Está a decorrer o concurso público para a empreita HUB10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial: Estrada de Vila Amélia/ dos Quatro Castelos - Troço Norte – Concelho de Palmela, que vai valorizar essa importante área de atividades económicas, na freguesia de Quinta do Anjo, e melhorar a mobilidade nesta zona do concelho. A empreitada tem um preço base de cerca de 590 mil euros e integra a execução de uma rotunda, a requalificação da Estrada de Vila Amélia e a construção de uma ciclovia, passeios e equipamento urbano, numa extensão de cerca de um quilómetro. A intervenção termina no limite do concelho e orienta o tráfego rodoviário entre os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, que apresentaram uma candidatura conjunta, já aprovada, ao Portugal 2020, com vista à requalificação do eixo entre a EN379 e a EN10, articulando diferentes meios de transporte e interfaces de transporte público (caso da Estação Ferroviária da Penalva).
            Trata-se de um forte investimento na requalificação urbana deste território, bem como na mobilidade sustentável, com opções mais qualificadas e amigas do ambiente. Tratando-se de uma área com grande dinamismo empresarial, pretende-se, também, contribuir para melhorar as condições de acesso às unidades ali sediadas e incentivar a fixação de novas empresas.

            O investimento total previsto na candidatura HUB 10, cofinanciado em 50% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), é de 2.421.596,88 euros, dos quais cabem a Palmela um milhão e trezentos mil euros. Num segunda fase, avançará a qualificação da Estrada dos 4 Castelos entre a rotunda já existente e a EN 379 (S. Gonçalo).