quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Município saúda o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 22 de novembro, uma Saudação que evoca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pelas Nações Unidas e assinalado a 3 de dezembro.
Transcreve-se, abaixo, o texto integral da Saudação:

          «As Nações Unidas assinalam desde 1992 o dia internacional da pessoa com deficiência, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
         Apesar dos progressos legislativos e nas mudanças de pensamento universal, ainda são muitos os fatores de exclusão das pessoas com deficiência. Neste dia é importante salientar, dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência nas várias esferas da vida, ajudando assim a alcançar um desenvolvimento inclusivo, sustentável e igualitário em todo o mundo.
          No sentido de diminuir a exclusão da pessoa com deficiência, o atual governo tem dado largos passos na valorização e a maior integração das pessoas com deficiência. Em agosto deste ano aprovou a criação da Prestação Social para a Inclusão, o decreto-lei que cria o Modelo de Apoio à Vida Independente, o decreto-lei das Acessibilidades, diploma sobre o Sistema Braille vigente em Portugal e um decreto-lei que alarga as situações de atribuição do cartão de estacionamento a pessoas com deficiência ou incapacidade.

           A Câmara Municipal de Palmela, reunida em sessão ordinária, em 22 de Novembro de 2017:
         •  Saúda as diligências desenvolvidas pelo atual governo para a maior integração, qualidade de vida e igualdade da pessoa com deficiência.

         •  Saúda as IPSS e Associações que desenvolvem trabalho na área da deficiência do nosso concelho e que são um alicerce fundamental para o combate à exclusão».