terça-feira, 12 de junho de 2018

Aprovado apoio financeiro de 2 mil euros ao Centro Jovem Tejo



O Município de Palmela continua solidário com a Associação Centro Jovem Tejo, tendo aprovado, por unanimidade, na reunião pública de 6 de junho, a atribuição de um apoio financeiro no valor de 2 mil euros, destinado a comparticipar as despesas decorrentes da atividade da Comunidade Terapêutica “Luís de Barros”. 
O Centro Jovem Tejo tem como missão principal a prevenção, reabilitação e reinserção de toxicodependentes e desenvolve atividade no concelho há mais de duas décadas, através do trabalho promovido na Comunidade Terapêutica “Luís de Barros”, localizada em Quinta do Anjo, e no Apartamento de Autonomização, na Vila de Palmela.
Presentemente, na Comunidade, são acompanhados 25 utentes, sendo que apenas 15 estão abrangidos pela Convenção com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. A instituição depara-se com despesas significativas, que se têm vindo a avolumar, na sequência da não comparticipação atempada ou regular, quer por parte do Ministério da Saúde, que comparticipa em 80% as despesas dos utentes internados, quer por parte dos Centros Distritais de Segurança Social, cuja comparticipação é de 20%, vivendo em situação de rutura iminente.
No âmbito da Semana da Freguesia de Quinta do Anjo, realizada de 21 a 25 de maio, os eleitos realizaram uma visita à Comunidade Terapêutica “Luís de Barros”, para melhor se inteirarem da situação da instituição. Também na reunião pública descentralizada realizada durante a Semana da Freguesia, o Município aprovou, por unanimidade, uma moção pela sustentabilidade da Comunidade Terapêutica do Centro Jovem Tejo. No documento, o Município assume o compromisso de levar a todos os fóruns da área social os problemas vividos por esta IPSS, procurando sensibilizar para a necessidade de respostas urgentes que permitam, não só, viabilizar a manutenção da sua atividade, mas também a sua qualificação e a alteração do quadro legal.