terça-feira, 12 de junho de 2018

Aprovado protocolo para promoção da “Educação para a Paz”



O Protocolo de Colaboração, para o período 2018-2021, a celebrar entre a Câmara Municipal de Palmela e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), para promoção de ações de “Educação para a Paz” no concelho, foi aprovado na reunião pública de dia 6 de junho.
Ao abrigo do Protocolo, o Município irá garantir um apoio financeiro ao CPPC, no valor de mil euros anuais. O CPPC irá desenvolver, junto da comunidade em geral, dando particular atenção a escolas e coletividades, iniciativas no âmbito da sua atividade de intervenção na defesa da paz e da cooperação entre os povos e na promoção de ações de “Educação para a Paz”. Está também prevista a disponibilização das exposições “Construir a Paz com os valores de Abril”, “100 anos da Grande Guerra e a Luta pela Paz”, “Celebrar a Vitória, Defender a Paz”, "Décadas de luta pela Paz" e “Armas Nucleares”. Serão ainda distribuídos, em bibliotecas, escolas, associações, juntas de freguesia e outras instituições, boletins e outros materiais produzidos pelo CPPC.
A Autarquia e o CPPC tinham já assinado um Protocolo de Colaboração, em 2015, no âmbito do qual foram desenvolvidas diversas colaborações, respondendo a solicitações da Comunidade Educativa e Movimento Associativo. São exemplos a cedência de exposições e publicações e a participação em debates e encontros, em áreas ligadas à liberdade, solidariedade, paz e cooperação entre povos.