terça-feira, 12 de junho de 2018

Reforço do apoio aos bombeiros do concelho deliberado em reunião pública



Um conjunto de propostas que reforçam o apoio do Município às corporações de bombeiros do concelho foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública realizada a 6 de junho.
Os protocolos para a constituição das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) de Pinhal Novo e Águas de Moura, assinados a 27 de maio, durante a Sessão Solene de Homenagem aos Bombeiros do Concelho, foram ratificados. O concelho de Palmela torna-se, assim, um dos primeiros do país a ter todas as suas corporações com EIP a funcionar, uma vez que a corporação de Palmela já estava abrangida. Tal resulta do trabalho das associações de bombeiros e também do trabalho institucional do Município.
As EIP são constituídas por cinco bombeiros em regime de permanência, sendo o seu financiamento assegurado, em partes iguais, pelo Governo e pela Autarquia. Uma vez que as corporações do concelho já dispõem de bombeiros em regime de permanência, através dos Grupos de Bombeiros Permanentes (GBP), a constituição das EIP não implicará qualquer custo adicional para a Autarquia, já que uma parte da verba que o Município já atribui aos GBP passa a estar destinada ao financiamento das EIP. Esta situação obrigou a uma alteração aos protocolos dos GBP, também aprovada na última reunião pública.

Aprovados apoios à formação
Na mesma reunião, foi também aprovada a atribuição de um subsídio destinado a apoiar os encargos das Associações Humanitárias de Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura com a formação, no montante global de 6 mil euros (2 mil euros para cada associação). Apesar de esta não ser uma área da competência da Autarquia, ciente da importância da qualificação e da formação contínua para os corpos de bombeiros, o Município deliberou atribuir este apoio, aumentando-o ligeiramente.
A Câmara Municipal deliberou, ainda, atribuir um apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura, no valor de 2.500 euros, destinado a financiar os encargos com a realização da edição deste ano das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro. As comemorações decorreram entre 2 e 27 de maio e o programa central foi assumido pela corporação de Águas de Moura, cumprindo o sistema de rotatividade em vigor.