terça-feira, 12 de junho de 2018

Protocolos dão continuidade a trabalho de parceria com o Movimento Associativo



Foram aprovados, por unanimidade, na reunião pública de dia 6 de junho, um conjunto de Protocolos de Cooperação, para os próximos quatro anos (2018-2021), que dão continuidade às parcerias estabelecidas entre o Município de Palmela e o Movimento Associativo do Concelho.
O Protocolo de Cooperação a estabelecer com o “Bardoada” – O Grupo do Sarrafo prevê a atribuição, por parte do Município, de um apoio financeiro anual de 3 mil euros. Ao “Bardoada”, caberá, entre outros, assegurar a formação musical através da Escolinha da Percussão e a formação em Gaita-de-foles, participar na organização do Festival Internacional de Gigantes e realizar estágios e ações de formação dirigidos à comunidade.
Foi também aprovado um Protocolo de Cooperação com a PIA – Projectos de Intervenção Artística, ao abrigo do qual a Câmara Municipal vai atribuir, anualmente, um apoio financeiro de 2.500 euros. A PIA compromete-se, entre outros aspetos, a colaborar na delineação da programação do setor Artes Performativas de Rua do Festival Internacional de Gigantes, ou promover, anualmente, ações de formação, no universo da Construção de Formas Animadas, Teatro Físico/Dança, Aéreos (Circo) e Música.
O Protocolo de Cooperação a estabelecer com o TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo prevê um apoio financeiro do Município de 2 mil euros por ano, cabendo ao TELA manter a atividade regular e contínua durante a vigência do acordo e colaborar na organização e realização de atividades, no âmbito do Programa Municipal de Desenvolvimento do Associativismo e do Programa Municipal de Teatro.
Foi ainda aprovado o Protocolo de Cooperação a celebrar com o Moto Clube de Palmela, que receberá do Município um apoio financeiro anual no valor de mil euros. O Moto Clube deverá, entre outros, realizar atividades como o Passeio das Vindimas, Passeio Noturno Motard com Tochas, comemoração do aniversário da associação, ação de apoio a idosos e/ou famílias desfavorecidas e ação de sensibilização rodoviária.
Para além dos apoios financeiros, os protocolos prevêem também que o Município preste apoio à promoção das atividades desenvolvidas por estes parceiros e, no caso das associações na área da cultura, a cedência de equipamentos municipais para a realização de espetáculos.