terça-feira, 12 de junho de 2018

Município distinguido pela Confederação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto



O Município de Palmela foi distinguido, no dia 9 de junho, pela Confederação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, com a medalha de Reconhecimento e Homenagem, pelo seu trabalho na área da salvaguarda de arquivos associativos. O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Balseiro Amaro, recebeu a Medalha em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Nacional das Coletividades 2018, do 94.º aniversário da Confederação e, também, do Dia Internacional dos Arquivos. A junção destas efemérides motivou a realização de um evento público, promovido em parceria pela Confederação e a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas – Arquivo Nacional da Torre do Tombo, que incluiu o Fórum “Salvaguarda dos arquivos associativos”. Na ocasião, o Presidente destacou o trabalho das equipas municipais envolvidas neste importante trabalho, que é de continuidade e que se reveste de particular importância para um melhor conhecimento da nossa História local.
A distinção ao Município de Palmela surgiu na sequência de uma proposta da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, acolhida pela Confederação, e refere-se, em particular, à atividade desenvolvida pelo Arquivo Municipal, nomeadamente, o PRAIM - Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal, iniciado na década de 90 do século passado. O propósito deste programa passa pela deteção, inventário, conservação e promoção da organização de fundos documentais com interesse histórico existentes no concelho, de propriedade pública ou privada, tendo-se materializado através da publicação de dois volumes na “Coleção Estudos e Projetos Municipais”, dedicados aos inventários da documentação histórica de 31 instituições do concelho, entre autarquias, paróquias, associações de bombeiros, adegas, entidades de apoio social e associações culturais e desportivas. No total, foram recenseados cerca de seis mil documentos, datados entre 1651 e 2000, e cinco desses fundos documentais permanecem depositados no Arquivo Municipal.
Igualmente importante tem sido o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de recolha de fotografias “Uma Imagem, Mil Memórias”, que se consubstancia na compilação de fotografias antigas do concelho, pertencentes a entidades públicas e privadas, singulares e coletivas, para as digitalizar e preservar. Até à data, o Município contou com o contributo de 72 entidades, o que representa um repositório de cerca de cinco mil imagens das cinco freguesias, com vista à sua salvaguarda e partilha, bem como das memórias associadas, espelho das vivências coletivas do concelho, tendo dado origem a diversas exposições e à criação de uma página própria na rede social Facebook.