terça-feira, 26 de junho de 2018

Câmara de Palmela é parceira no projeto internacional COCREATE


A Câmara Municipal de Palmela é parceira no projeto COCREATE, desenvolvido em Portugal pelo Madan Parque da Ciência da Universidade Nova de Lisboa. O COCREATE é financiado no âmbito do Programa de Cooperação Territorial Interreg MED, desenvolvido em parceria com diversos países europeus e com a coordenação da Camera di Commercio di Venezia Rovigo Delta – Lagunare de Itália.
O projeto visa apoiar a competitividade de clusters tradicionais da região do Mediterrâneo, definindo novos produtos/serviços, de acordo com tendências sociais emergentes e com as principais tendências tecnológicas. Trata-se de promover uma rede de inovação, que interliga setores tradicionais da economia e indústrias criativas.
Enquanto parceiro, o Município de Palmela acolheu algumas das atividades do projeto que decorreram em Palmela, com Formação Cluster Managers, culminando num Creative Camp, com a presença de diversas empresas e entidades, maioritariamente, do território do concelho, tendo sido geradas 10 ideias de negócio, em três grupos de trabalho.
O júri nacional associado ao projeto reuniu-se para avaliar as ideias apresentadas, tendo escolhido duas ideias com maior potencial de futuro, o H20 Glass e a Multipeople Furniture. Ambas estiveram presentes no evento internacional COCREATE Design Vernissage, integrado na Fuorisaloni 2018, Milano Design Week, onde fizeram a apresentação dos respetivos projetos, com momentos de trabalho e networking.
Entretanto, foi nomeado um técnico do Município como membro do Advisory Board do COCREATE, que irá participar nas reuniões que existirem a esse nível e também a nível internacional, o que irá acontecer já em julho, na Croácia, com representantes dos vários países parceiros, para discutir as conclusões e os relatórios intermédios.