terça-feira, 26 de junho de 2018

Câmara e agentes locais celebram Protocolo de Colaboração


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião descentralizada de 20 de junho, a celebração de um Protocolo de Cooperação entre o Município, a Cáritas Diocesana de Setúbal, a União de Freguesias de Poceirão e Marateca, o Agrupamento de Escolas José Saramago e a Associação “Just a Change”.
A promoção da dignidade habitacional de famílias carenciadas da União de Freguesias de Poceirão e Marateca é o objetivo central desta parceria, que surge na sequência do projeto “A Vida de um Vinho”, desenvolvido pelo Centro  Comunitário de S. Pedro (Cáritas Diocesana de Setúbal) desde 2008, em articulação com a Casa Ermelinda Freitas. Partindo da seleção das melhores uvas, a Casa Ermelinda Freitas colocou no mercado um vinho único e exclusivo, cuja receita reverte para a realização de obras de recuperação de habitações degradas de famílias acompanhadas por esta Instituição Particular de Solidariedade Social.
Entre os dias 8 e 18 de agosto, a Cáritas e a “Just a Change” promovem um “campo de verão”, com cerca de quatro dezenas de voluntários, intervindo em cinco habitações.
Para levar a efeito este projeto, foram contactados diversos parceiros, nomeadamente, a União de Freguesias de Poceirão e Marateca e o Agrupamento de Escolas José Saramago, que apoiam a iniciativa, mediante as suas competências e áreas de intervenção. Foram, ainda, contactadas outras entidades, numa estratégia de mobilização de recursos, que procura garantir meios e condições para que a equipa de voluntários desenvolva esta intervenção de uma forma profícua, segura e planeada.
De acordo com o Protocolo, o Município de Palmela atribuirá apoio financeiro no valor de mil euros à Caritas Diocesana de Setúbal e acompanhará as diferentes fases do projeto, em articulação com todos os elementos que constituem esta parceria, para a sua concretização.