terça-feira, 11 de abril de 2017

Castelos de Palmela e Lisboa unidos por visita encenada Almenara


No dia 18 de abril, o Município de Palmela, em parceria com a EGEAC – Serviço Educativo do Castelo de S. Jorge, promove a iniciativa “Em Família no Museu”, com a realização da visita encenada Almenara.
            Esta visita, que assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tem início no Castelo de Palmela, às 10h30, seguindo-se almoço piquenique e visita ao Castelo de S. Jorge, em Lisboa durante a tarde, com regresso a Palmela às 17 horas.
            A iniciativa evoca o episódio em que, após a vitória na batalha dos Atoleiros, em 1384, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira acendeu grandes fogueiras – Almenaras - no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, cercado em Lisboa pelos castelhanos, de que a ajuda estava próxima.
            O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado, este ano, sob o tema “Património Cultural e Turismo Sustentável”. A ligação histórica entre os dois monumentos nacionais dá o mote para este projeto de parceria, que contribui para o desenvolvimento cultural e turístico da região, favorecendo o fluxo de visitantes entre as duas margens do Tejo.