sexta-feira, 28 de abril de 2017

Simulacros e exercício conjunto marcam comemorações do Dia Municipal do Bombeiro



A Câmara Municipal de Palmela e as três associações de bombeiros do concelho – Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura – comemoram o Dia Municipal do Bombeiro com um programa centralizado, este ano, na vila de Palmela, de acordo com a metodologia de rotatividade instituída na organização da iniciativa.
O programa, apoiado pelas Juntas de Freguesia de Pinhal Novo e de Palmela, constitui-se como o momento mais alto de homenagem e afirmação do papel das Bombeiras e dos Bombeiros na sociedade, valorizando a sua missão, aproximando-os da comunidade e reforçando os laços institucionais, de trabalho e de amizade entre as diversas instituições com responsabilidades nas áreas da proteção civil e da segurança.
“Todos juntos para a redução de catástrofes” é o tema da 17.ª edição destas comemorações, numa referência clara à importância da sensibilização e, em particular, da prepação das comunidades para prevenir e agir, em caso de risco ou catástrofe. São exemplo os quatro simulacros de incêndio e de sismo a desenvolver nas escolas, testando os planos de segurança, bem como as ações de sensibilização sobre riscos ferroviários, medidas gerais de autoproteção e noções básicas de primeiros socorros, a realizar em escolas e instituições particulares de solidariedade social, à semelhança do que vem acontecendo ao longo do ano, no âmbito do plano de trabalho da Academia de Proteção Civil de Palmela.
As três corporações de bombeiros do concelho e restantes agentes de proteção civil estarão envolvidos num exercício de atuação conjunta, a decorrer no dia 10 de maio, às 18 horas, no Centro Histórico de Palmela. A segurança no núcleo mais antigo da vila  - num momento em que se encontram em fase de conclusão os trabalhos de elaboração do Plano de Emergência para esta zona – será tema, também, das Jornadas Técnicas a realizar no dia 20 de maio, no Espaço Cidadão.
A sessão solene de homenagem às/aos bombeiras/os do concelho, a 28 de maio - com atribuição da Medalha Municipal de Comportamento Exemplar e celebração de um conjunto de acordos de grande importância para a melhoria das condições de trabalho das corporações e para o reforço desta área de trabalho, no concelho - encerra, da melhor maneira, o programa comemorativo.
 Programa completo em  www.cm-palmela.pt.