quarta-feira, 19 de abril de 2017

Instalação monumental nasce em Pinhal Novo





No âmbito das comemorações do 43.º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Palmela vai proceder, no dia 23 de abril, domingo, às 10h30, à instalação da viatura militar Chaimite V-200, símbolo da Revolução de 1974, na Rua Infante D. Henrique, em Pinhal Novo. Esta instalação, que surge de uma parceria estabelecida com o Exército Português, faz parte, também, de um objetivo mais amplo de requalificação urbana da zona sul da vila.
O Chaimite V-200 assumiu protagonismo histórico no 25 de Abril, sendo parte integrante da sua imagética. O Capitão Salgueiro Maia saiu num chaimite de Santarém para Lisboa, onde tomou os ministérios do Terreiro do Paço e o quartel da Guarda Nacional Republicana, no Carmo. O veículo «Bula», numa operação liderada, também, por Salgueiro Maia, transportou o Presidente do Conselho de Ministros, Professor Marcello Caetano, do Quartel do Carmo, onde se rendeu ao Movimento dos Capitães, antes de partir para o exílio – rendição que marcou a queda do Estado Novo.
Fabricado em série, em Portugal, a partir de 1966, tendo por modelo o V-100 americano, o Chaimite V-200 é uma viatura auto-blindada porta metralhadora, que se destinava ao transporte de tropas e tinha capacidade para 11 pessoas. Após o PREC, os Chaimite voltaram a ser usados em exercícios e instrução e, nos anos 90, estiveram ao serviço no Kosovo e na Bósnia. Um veículo análogo ao que passará a estar em Pinhal Novo encontra-se em exposição no Museu do Combatente, em Belém.