quarta-feira, 26 de abril de 2017

Município e AML celebram Protocolo que reforça vigilância contra incêndios



A Câmara Municipal de Palmela e a Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão celebrar um Protocolo de Cooperação que tem como objetivo central a implementação de um sistema de vigilância contra incêndios no Parque Natural da Arrábida. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública de câmara descentralizada de dia 19 de abril.
A AML apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito da qual pretende, entre outras medidas, instalar sete torres de videovigilância e apoio à decisão, equipadas com câmaras de vídeo, nomeadamente, no Castelo de Palmela e Serra de S. Luís; um Centro de Gestão e Controlo no Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal e um Posto Operacional no Comando Territorial da GNR, com interfaces para o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e AML.
Este Protocolo define a contrapartida financeira por parte da Câmara Municipal, a partir de 2020, no valor anual de 10 mil euros, por um prazo de 10 anos, à AML, para compensação de custos assumidos com a reparação ou manutenção dos equipamentos.