terça-feira, 31 de maio de 2016

Visitas guiadas convidam a descobrir o Castelo e o Centro Histórico de Palmela


As visitas guiadas ao Castelo e ao Centro Histórico de Palmela, promovidas pela Câmara Municipal de Palmela e pelo Dr. António Lameira, voluntário do Museu Municipal, prosseguem em junho. Trata-se de mais uma oportunidade para, durante 1h30, descobrir Palmela e o Centro Histórico da vila, com os seus monumentos, edifícios e outros locais de interesse.
Dia 4, no período da manhã, às 10 horas, a Igreja de Santiago é o ponto de encontro para a visita ao Castelo de Palmela, monumento nacional e antiga sede da Ordem de Santiago. O percurso pelo Centro Histórico decorre durante a tarde, com partida às 14h30, junto ao Chafariz D. Maria I.
A participação nas visitas é gratuita, mediante inscrição até às 12 horas do dia 2 de junho, através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212336640.


Município promove VII Feira do Livro em Pinhal Novo


A Câmara Municipal de Palmela promove, de 7 a 12 de junho, a VII Feira do Livro “Festas com Livros”, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo e no stand próprio, nas Festas Populares.

Do programa da Feira - que conta com o apoio da Livraria Ronda das Letras e integra exposições, encontros com escritores e ateliês, com entrada livre - destacamos a Exposição “Ler+@doça a Vida” – A Sopa Caramela e Maçã Riscadinha”, com trabalhos realizados pelas Bibliotecas Escolares e a Exposição “Entre Tachos e Livros, há Sabores e Saberes”, da Biblioteca Municipal José Saramago, de Loures, patentes no espaço do bar da biblioteca.

Helena Pires e Rui Sequeira, Pedro Moura, Joana Santos, Maria de Lourdes Soares e Fernanda Botelho são os escritores convidados a participar nos encontros dirigidos a grupos/escolas, mediante inscrição obrigatória através do e-mail bibliotecas@cm-palmela.pt. Destaque, ainda, para os ateliês a realizar no stand de festas, às 21h30, nomeadamente, no dia 7, “Para a sopa comer uma tigela vou ter”, com a colaboração da ADREPAL – Espaço Fortuna, Artes e Ofícios e no dia 10, Desenho Manga, por Cíntia Silva, Sara Cardoso e Daniel Guerreiro.

A Feira do Livro funcionará no seguinte horário: Biblioteca, nos dias 7,9 e 11, das 10h30 às 24h00; dia 8, das 14h00 às 24h00 e dias 10 e 12, das 19h00 às 24h00. O stand estará aberto todos os dias, das 19h00 às 24h00. Consulte o  programa completo em www.cm-palmela.pt.



Flores da Arrábida inspiram Painel Intergeracional de Azulejos


A Câmara Municipal de Palmela, em parceria com os agentes locais, promove a iniciativa “Flores…muitas flores da Arrábida – Entrecruzares de vivências, saberes e afetos”, um projeto de construção de um Painel Intergeracional de Azulejos que será apresentado à comunidade no dia 3 de junho, às 14h30, no espaço exterior do Centro de Recursos para a Juventude, na Avenida 25 de abril, em Palmela.
Este projeto tem como tema as flores da Arrábida e dá continuidade às intenções estratégicas do município, de reforço da relação entre gerações, fator determinante das políticas sociais de envelhecimento ativo.
Tendo como parceiros a EB António Matos Fortuna, de Quinta do Anjo, “Florir os Saberes” – Escola Secundária de Palmela, o ACES Arrábida – Saúde Escolar, a Associação de Idosos de Palmela, a Santa Casa da Misericórdia de Palmela, o Teatro O Bando, o Grupo Coral 1º de Maio do Bairro Alentejano e a Junta de Freguesia de Palmela, o projeto traduziu-se, entre outros momentos, em visitas ao Espaço Fortuna – Artes e Ofícios, na realização de oficinas de conceção, desenvolvimento dos desenhos e pintura em azulejo, na abordagem medicinal das flores da Arrábida e em visitas ao Teatro O Bando, com a dinamização de atividades para avós e alunos.



Proposta de alteração dos sentidos de trânsito em Aires apresentada a 2 de junho


A Câmara Municipal de Palmela promove uma reunião “Eu Participo!” no dia 2 de junho, quinta-feira, às 21 horas, no Salão Paroquial de Aires, com vista à apresentação de uma proposta de alteração dos sentidos de trânsito dentro da localidade.
Esta reunião, que se realiza no âmbito da política de participação e cidadania defendida pelo Município, vem promover o debate sobre o projeto, que pretende facilitar e disciplinar a circulação e trânsito dentro desta área urbana da freguesia de Palmela.



Homenagem a cidadãos e entidades abre programa comemorativo do Dia do Concelho

O Dia do Concelho de Palmela, 1 de junho, é assinalado através de um programa comemorativo que conjuga cultura, património e momentos solenes de grande simbolismo. A cerimónia de atribuição de Condecorações Municipais abre o programa, às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela. 
Em 2016, são homenageadas entidades e personalidades que constituem uma referência para a vida da comunidade, pelo seu notável contributo para o desenvolvimento social, económico, cultural e desportivo do concelho. Valores como a solidariedade, a cidadania e a defesa da vida estão subjacentes à atribuição da Medalha Municipal de Mérito à Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e à Associação “O Cantinho da Milu”. No campo do associativismo, a Associação Juvenil do Centro de Ocupação Infantil (AJCOI) é galardoada pelo trabalho ao serviço da juventude e da comunidade em geral. A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), sediada em Palmela, recebe esta homenagem no ano em que completa 25 anos de atividade, em prol da qualificação e reconhecimento dos vinhos da região. No campo do Artesanato, é sublinhado o trajeto de vida de Duarte Antunes Matos Fortuna, com 90 anos de idade, e no desporto, são destacados os resultados desportivos da Equipa de Futebol Feminino do Quintajense Futebol Clube e de Margarida Aleixo Carreira Agostinho, Pedro Manuel Pouzeiro Ferreira e Rui Manuel Faustino Baltazar.
Na mesma cerimónia, serão, ainda, condecorados, com a Medalha Municipal de Serviço Prestado, 56 trabalhadores do Município que, tendo cumprido 15, 25 ou 35 anos de carreira, revelaram assiduidade e comportamento exemplar no exercício dos seus cargos.



Património local em destaque no programa cultural


Às 19 horas, o Museu Municipal de Palmela e o Teatro O Bando dão início ao programa cultural, com uma visita à Alcaria do Alto da Queimada, na Serra do Louro, sítio arqueológico que guarda testemunho do período de ocupação islâmica desta zona da Arrábida (candidata a Reserva da Biosfera). A visita é dinamizada pela arqueóloga Michele Santos e conta com a presença de um dos “habitantes” desta “aldeia” milenar, que nos dará a conhecer um pouco mais da vivência quotidiana na Alcaria.
Segue-se, às 21 horas, a antestreia do espetáculo do Teatro O Bando, “Das Nuvens”, baseado nas palavras de António Tabucchi. Numa praia, «uma menina inquietante encontra e conversa com um ex-militar inquietado». Encenação de João Brites com música de Jorge Salgueiro e cenografia de Rui Francisco. Interpretam Guilherme Noronha e Maria Gonçalves.
As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 participantes (formalizar até às 12 horas de 30 de maio, através do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou do telefone 212 336 640).
Ainda no âmbito das comemorações do Dia do Concelho, o Cine-teatro S. João é palco, a 4 de junho, às 22 horas, da “Sinfonia Palmela”, concerto comemorativo com composição e direção do Maestro Jorge Salgueiro (entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no Cine-teatro).


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sessão de homenagem aos bombeiros marcada pela celebração de protocolos e atribuição de medalhas de comportamento exemplar


Ontem, dia 29 de maio, o Município de Palmela homenageou os bombeiros do concelho, na sessão solene evocativa do 16º Dia Municipal do Bombeiro, que decorreu no Auditório de Pinhal Novo. Centralizado, este ano, em Pinhal Novo, o programa comemorativo teve como tema “Comunidades resilientes, a importância do  patamar local” e decorreu ao longo do mês de maio, com destaque para a realização de simulacros de sismo e incêndio desenvolvidos com a comunidade educativa e para o Seminário “Centros Históricos – Segurança, Resiliência e Sustentabilidade”.
A cerimónia contou com as intervenções de Raul Prazeres e José Calado, Comandante e Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, respetivamente, Manuel Lagarto, Presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Carlos Picão, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, Rui Costa, em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, António Marques, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, Ana Teresa Vicente, Presidente da Assembleia Municipal de Palmela e Álvaro Balseiro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela.
A anteceder as intervenções das entidades anfitriãs e convidadas, a Câmara Municipal celebrou protocolos de cooperação financeira com os Bombeiros de Palmela e Pinhal Novo, para comparticipação da requalificação dos quartéis das duas instituições. Recorde-se que os Bombeiros de Águas de Moura inauguraram, em 2009, um novo quartel. A sessão solene de homenagem foi, também, marcada pela atribuição de Medalhas de Comportamento Exemplar a uma dezena de bombeiros das corporações de Palmela e Pinhal Novo  e pela apresentação de uma pequeno filme sobre a Viatura Itinerante da Academia de Proteção Civil.
Neste momento simbólico, o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Balseiro Amaro dirigiu palavras de reconhecimento do Município aos bombeiros do concelho e suas famílias, “exemplos de profissionalismo e cidadania”. O Presidente da Câmara reconheceu, também, a “boa gestão dos meios que dispõem”, contribuindo, desta forma, para um concelho mais seguro; sublinhou o investimento em mecanismos de prevenção, nomeadamente, com planos de segurança e no apoio à formação já prestado pela Academia da Proteção Civil e recordou o processo de cedência de um terreno para as novas instalações do CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, em Aires. Álvaro Balseiro Amaro anunciou, também, que o Município de Palmela foi nomeado, fruto da apresentação de uma candidatura, para os Prémios “Município do Ano Portugal 2016”, promovidos pela Universidade do Minho e que visam reconhecer boas práticas. Trata-se de uma iniciativa à qual concorreram 93 municípios e Palmela apresentou a Academia da Proteção Civil.









Contrato-programa para construção de nova Unidade de Saúde em Pinhal Novo assinado no dia 31

No dia 31 de maio, às 16 horas, o Município de Palmela e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. procedem à assinatura do Contrato-Programa relativo à construção da nova Unidade de Saúde de Pinhal Novo - Sul.
A cerimónia decorre na sala de sessões da Junta de Freguesia de Pinhal Novo e conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. Segue-se uma visita ao local onde será instalada a Unidade de Saúde, na Rua Manuel Veríssimo da Silva.


Relação entre os reis da I Dinastia e as Ordens Militares debatida em Palmela

O GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago da Câmara Municipal de Palmela e o Centro de História da Universidade de Lisboa promoveram, ao longo do fim de semana, o 14.º Curso sobre Ordens Militares, dedicado ao tema “A Monarquia Portuguesa e as Ordens Militares (I Dinastia)”.

Na sessão de abertura, no Auditório da Biblioteca de Palmela, as entidades organizadoras celebraram um Acordo de Colaboração, que abre as portas a um trabalho de cooperação mais aprofundado, no âmbito da formação e divulgação sobre Ordens Militares. Álvaro Balseiro Amaro, Presidente do Município, manifestou o seu «regozijo pelo promissor Acordo», que permitirá aprofundar o conhecimento sobre a História do nosso país e, em particular, das Ordens Militares, «tema que nos prestigia» e que está profundamente ligado a Palmela, sede da ordem de Santiago de Espada até à sua extinção, no século XIX. Para Hermenegildo Fernandes, Diretor do Centro de História da Universidade de Lisboa e docente da Faculdade de Letras, Palmela transformou-se num ponto de encontro de Estudos Medievais, de alcance nacional e internacional, através do trabalho constante da autarquia e do GEsOS. Para Hermenegildo Fernandes - que foi, também, consultor científico deste curso - o Acordo vem contribuir para valorizar e dar continuidade a estes estudos, que não são de História local, mas de História global, a partir de questões locais.


A abrir um dia de reflexão intensa e debate acerca do percurso dos reis da I Dinastia e da sua relação com as Ordens Militares, José Mattoso, mentor da História Medieval Portuguesa, apresentou uma intervenção sobre D. Afonso Henriques, desafiando os historiadores e estudantes presentes para uma nova abordagem sobre o primeiro monarca português, a sua família, a suas bases ideológicas e a fundação de Portugal, não apenas do ponto de vista nacional mas numa escala mais alargada, no contexto político europeu e mundial.
O dia dedicado aos trabalhos teóricos encerrou com a apresentação da obra “Comendas Urbanas das Ordens Militares”, das Edições Colibri, que resulta do 13.º curso, realizado em 2014. No domingo, o dia foi preenchido com visitas de estudo à Igreja de Vera Cruz de Marmelar, em Portel, e às ruínas da Igreja de Santiago Castelo e ao Museu de Arte Sacra, em Moura.

“Sinfonia Palmela” de Jorge Salgueiro nas comemorações do Dia do Concelho

No âmbito das comemorações do Dia do Concelho, o Cine-teatro S. João é palco, no dia 4 de junho, às 22 horas, da “Sinfonia Palmela”, obra musical da autoria do maestro Jorge Salgueiro, que, além de procurar refletir a identidade do território, encontrou, também, inspiração na realidade musical do concelho, marcada pelo grande dinamismo das filarmónicas, e nas características únicas da sala de espetáculos.
Depois de, em 2015, terem sido apresentados os quatro primeiros andamentos – “Do mar até cá”, “Os sinos de Santiago”, “O lugar dos anjos” e “A viagem da máquina de ferro” – este ano, junta-se-lhes o 5.º andamento, dedicado à freguesia de Poceirão. Participam as bandas da Sociedade Filarmónica Humanitária, da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, da Sociedade Filarmónica União Agrícola e da Sociedade de Instrução Musical, a Orquestra Nova de Guitarras e a Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Palmela. No total, serão 150 músicos em palco, acompanhados pelas sopranos Isabel Biu e Lucina Morais. O projeto fica concluído em 2017, com a inclusão de coros e a estreia do andamento final.


Jorge Salgueiro, natural de Palmela, compõe desde os 14 anos e conta com uma obra vastíssima, onde se contam óperas, sinfonias, música para orquestra, banda, coro, teatro e cinema. Compositor residente da Banda da Armada Portuguesa entre 2000 e 2010, é, atualmente, compositor residente da Foco Musical e membro da direção artística do Teatro O Bando.
A organização é da responsabilidade do Município de Palmela, com o apoio das empresas Casa Ermelinda Freitas, Vinhos, lda. e SLEM – Sociedade Luso Espanhola de Metais, lda., ao abrigo do programa “Mecenas de Palmela”, e da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul. Entrada gratuita mediante levantamento de bilhetes (disponíveis a partir de 30 de maio).

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Dia da Segurança Roaz do Destacamento Territorial de Setúbal assinalado no Castelo de Palmela

No âmbito das Comemorações do Dia da Unidade 2016, do Comando Territorial de Setúbal, irá decorrer, no dia 1 de junho, no Castelo de Palmela, uma Exposição/Demonstração de capacidades e meios da Guarda Nacional Republicana, designado como “Dia da Segurança Roaz 2016”. Estarão expostos diversos meios operacionais e informação sobre programas especiais e investigação criminal, encontrando-se previstas demonstrações temáticas, assim como equipas cinotécnicas e de volteio/passeio a cavalo, com as quais será possível interagir, para conhecer um pouco mais sobre a missão da GNR. O Castelo será palco, também, de treinos operacionais ao longo do dia.
Estará, ainda, patente, nas galerias da Praça de Armas, uma exposição sobre o tema “Ser GNR aos olhos de uma criança”, apresentada pela comunidade escolar da área dos cinco Núcleos Escola Segura da GNR, no distrito de Setúbal, e inserida no programa de comemorações do Dia Mundial da Criança em Palmela.


Ação "2 (de)mãos por Palmela" adiada para 4 de junho


A ação "2 (de)mãos por Palmela", prevista para 28 de maio, foi adiada para 4 de junho devido à previsão de tempo instável. Esta será a terceira edição consecutiva do projeto participativo “2 (de)mãos por Palmela”, promovida pelo Município com o apoio da Junta de Freguesia de Palmela, do Centro de Reciclagem de Palmela e da Visteon, ao abrigo do programa “Mecenas de Palmela”, e com o patrocínio da Magjacol.
Este projeto municipal aposta na qualificação da imagem do núcleo urbano mais antigo da vila de Palmela, sensibilizando para a importância de cuidar do património edificado. Serão intervencionados os muros da Alameda 25 de Abril, da Rua da Portela e da Avenida dos Cavaleiros de Santiago, os lavadouros da Rua de Santana e da Fonte de Beber e os muretes do Largo D. Afonso Henriques e da Rua Elias Garcia. Há oferta de picnic/churrasco num momento de confraternização para participantes.
As inscrições para voluntariado podem ser efetuadas através do telefone 21 233 66 47 ou do email grch@cm-palmela.pt. Participe!


Judo e Orientação dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal disputam-se em Palmela


Entre 3 e 5 de junho, realiza-se a 4.ª edição dos Jogos dos Futuro da Região de Setúbal 2016, numa organização conjunta dos nove municípios da Região de Setúbal (Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal), movimento associativo popular, escolas e associações distritais das modalidades aderentes. Prevê-se a participação de cerca de 2.500 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, que durante os três dias, irão competir em vinte e duas modalidades desportivas, disputadas nos vários municípios.
A Palmela cabe a organização das competições de duas modalidades: Judo e Orientação, ambas a 4 de junho. A prova de Orientação tem lugar na Quinta do Padre Nabeto (Aires, freguesia de Palmela), junto ao Clube Desportivo e Recreativo, entre as 9h30 e as 12h30, numa organização do Município com as Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo. Uma prova aberta à participação da população realiza-se em paralelo. As competições de Judo (individual e por equipas) decorrem no Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo, entre as 14h00 e as 18h00, numa iniciativa do Município com a Associação Distrital de Judo de Setúbal. A par destes dois eventos, o concelho terá onze equipas a participar nas competições de Basquetebol (sub14 masculinos e femininos, sub16 masculinos e femininos), Beisebol, Boccia, Ginástica de Trampolins, Futebol de 7, Futebol de 11, Karaté e Natação, além de uma classe de Ginástica Rítmica, que atuará na cerimónia de abertura dos Jogos. Estão envolvidos, em representação do concelho de Palmela, cerca de 350 jovens e 70 adultos, oriundos de 14 associações/entidades do concelho.
A Conferência de Imprensa para apresentação dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal está agendada para 31 de maio, às 17h30, na Casa da Baía, em Setúbal, seguida de debate sobre o tema “Desporto e Intermunicipalidade: A importância dos Jogos do Futuro na Região de Setúbal”.



quarta-feira, 25 de maio de 2016

Comemorações da Semana do Ambiente e da Energia destacam eficiência energética e recursos locais


O Município de Palmela comemora a Semana do Ambiente e da Energia com iniciativas para diversos públicos, que pretendem sensibilizar para a urgência de mudanças de hábitos, comportamentos e processos - quer ao nível pessoal e familiar, quer ao nível global – apostando na eficiência energética e na valorização dos recursos locais.
O programa, que se prolonga pelo mês de junho, contempla momentos formativos, atividades desportivas, visitas e divulgação de boas práticas. Destaque para o Fórum de Discussão Sobre Eficiência Energética e Boas Práticas Ambientais, no dia 18 de junho, onde serão abordados temas como a eficiência energética, o uso eficiente da água, boas práticas de consumo, redução de resíduos e mobilidade sustentável.
Durante este período, o Município irá disponibilizar informação sobre os principais poluentes atmosféricos, os seus efeitos e as medições registadas na região, e publicará um folheto sobre boas práticas em eficiência energética, como forma de divulgar o PAESP – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela e evidenciar o contributo que cada cidadão poderá ter na concretização dos objetivos de redução de emissões. Será, ainda, implementada a terceira fase do projeto Hortas Comunitárias, com a instalação da Horta Comunitária de Quinta do Anjo (Portais da Arrábida) e a realização das ações de formação em agricultura biológica, associadas ao projeto.
        As comemorações da semana do Ambiente e da Energia têm o apoio da PALSER, no âmbito do Programa “Mecenas de Palmela”. 


Programa:
4 junho | 9h30 – 17h30 | CRJ Quinta do Anjo
"Hortas de Varanda"
Oficina que pretende demonstrar, de forma simples e prática, como poderá ter um pequeno jardim ou horta numa varanda ou terraço, em espaço urbano
Inscrições gratuitas (obrigatórias e limitadas) até 31 de maio: 212 336 692 | drodrigues@cm-palmela.pt
Org.: Câmara Municipal de Palmela

4 junho | 10h00 | Av.ª Natália Correia – Vila Serena, Pinhal Novo (ponto de encontro)
"Cãominhada Cívica"
Passeio com animais de companhia, sensibilizando para os comportamentos a adotar em espaço público
Locais de passagem: Ciclovia de Vila Serena, Ecopista, Praça da Independência Destinatários: > 6 anos
Distância: 3 km
Requisitos: cão desparasitado, vacinado (apresentar boletim de vacinas no local) e identificado; trela e coleira/peitoral; água e recipiente para beber; sacos para a recolha de dejetos. Não é permitido levar cadelas com cio ou cães com historial de violência face a outros animais e/ou pessoas.

4 junho | 20h30 | Casa Mãe da Rota de Vinhos, Palmela (ponto de encontro)
3.ª Pedalada Noturna
Passeio de bicicleta noturno, percorrendo o Centro Histórico da Vila de Palmela e trilhos do Parque Natural da Arrábida, com degustação de produtos locais.
Percurso: Centro Histórico de Palmela, Serra do Louro, Vale dos Barris, Vale de Alcube
Grau de dificuldade: III (I a V) – percurso médio com alguns declives acentuados
Distância: 25 km
Duração: três horas e meia
Uso obrigatório de capacete e de iluminação frontal e traseira
Inscrições (obrigatórias e limitadas) até às 16 horas de dia 3 de junho: 212 334 398 | info@rotavinhospsetubal.com | valor: 6,00 euros
Org.: Câmara Municipal de Palmela
Apoio: Rota de Vinhos da Península de Setúbal

9 junho | 14h00 | Ecoparque da AMARSUL
Visita ao Ecoparque da AMARSUL
Visita guiada às instalações do Centro de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos - Ecoparque do Seixal, enquadrada por técnicos da AMARSUL
Ponto de encontro: Largo Eng.º Jacinto Augusto Pereira, frente à EB Joaquim José de Carvalho, em Palmela, para transporte em autocarro
Inscrições gratuitas (obrigatórias e limitadas) até às 12h de 3 de junho: 212 336 692 | ambiente@cm-palmela.pt
Org.: Câmara Municipal de Palmela/AMARSUL
  
18 junho | 14h30 - 18h30 | CRJ de Pinhal Novo
Fórum de Discussão Sobre Eficiência Energética e Boas Práticas Ambientais
Fórum de Discussão sobre boas práticas ambientais, nomeadamente: eficiência energética, uso eficiente da água e reflexão sobre as respetivas faturas, boas práticas de consumo, redução de resíduos e mobilidade sustentável
Destinatários: População em Geral
Inscrições gratuitas (obrigatórias) até 16 de junho: 212336692 | ambiente@cm-palmela.pt
Org.: Câmara Municipal de Palmela

25 junho | 21h00 | Moinho da Páscoa, Palmela (ponto de encontro)
Caminhada Noturna
Dia Mundial do Ambiente. Caminhada de sensibilização para a diversidade das plantas aromáticas da flora da Arrábida.
Locais de passagem: Capela de S. Luís, Marco Geodésico da Serra de S. Luís
Tipo de percurso: circular
Destinatários: população em geral (> 6 anos)
Grau de dificuldade: V (I a V)
Distância: 10 km
Duração: três horas e meia
Inscrições gratuitas (obrigatórias e limitadas a 100 participantes): 212 336 606 | desporto@cm-palmela.pt
Org.: Câmara Municipal de Palmela




Palmela comemora Dia da Criança com programa alargado


A propósito do Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Palmela e um vasto conjunto de parceiros prepararam um programa comemorativo alargado, a decorrer entre maio e junho, em vários pontos do concelho. A cultura e o desporto ocupam lugar de destaque no programa, sempre com uma vertente educativa – visitas guiadas ao património, ao Espaço Fortuna, ao Museu do Ovelheiro e às Quintas Pedagógicas Caramela e de S. Paulo, Feira do Livro, Histórias, Peddy Papers e Teatro são algumas das propostas.


No dia 1 de junho, entre as 10h00 e as 12h00, a iniciativa “Família Ativa, Criança Saudável” regressa ao Campo de Jogos Municipal de Palmela com um leque muito diversificado de atividades lúdicas e desportivas, numa organização da Câmara Municipal com várias instituições do concelho. É esperada a participação de centenas de crianças e respetivas famílias (o Município assegura transporte gratuito para o Campo de Jogos, junto ao Cine-teatro S. João, às 9h40, 09h55, 10h10, 10h25, 10h40, 11h15 – regressos a partir das 10h55). Também a partir das 10h00, o Castelo de Palmela é palco da iniciativa “Conhece a GNR numa viagem pelo Castelo”, incluída nas comemorações do Dia da Unidade "Dia da Segurança Roaz" do Comando Territorial de Setúbal. Entre as diversas atividades em curso, destaque para a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas "Ser GNR aos olhos de uma criança", patente na Igreja de Santiago. À tarde, a partir das 16 horas, o Auditório Municipal de Pinhal Novo é palco da peça de teatro infantil “Ou sim, ou sopas!”, com entrada livre. Este é um espetáculo original da Equipa de Animação da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas, que explora questões ligadas à alimentação saudável.
            Entre 1 e 5 de junho, a Praça de Armas do Castelo de Palmela acolhe uma Feira do Livro. Modelagem de balões, pinturas (Kids Urban Art), encontro com a escritora Rita Basílio (autora do livro “A Bela Desaparecida”) e visita encenada “A Bela Desaparecida” são algumas das atividades complementares. 
           Programa completo em www.cm-palmela.pt.

Município saúda movimento associativo concelhio


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, de forma unânime, na reunião descentralizada realizada a 18 de maio, uma saudação a todas as coletividades do país, com particular destaque para o movimento associativo do concelho, pelo trabalho desenvolvido, de forma abnegada, em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento do território.
Esta saudação foi apresentada pela maioria a propósito das comemorações do Dia Nacional das Coletividades, 31 de maio, dedicadas, este ano, ao tema “40 anos da Constituição da República e o Associativismo”.

Segue, abaixo, o texto integral da Saudação:

«Comemoramos, no dia 31 de maio, o Dia Nacional das Coletividades, efeméride que reconhece o importante contributo do associativismo popular para o desenvolvimento cívico, social, cultural e educativo das comunidades, ao longo dos últimos séculos da nossa História, com particular relevo para o período da ditadura.
No ano em que celebramos o 42.º aniversário da Revolução e quatro décadas da Constituição da República, é justo reconhecer o papel desempenhado pelas coletividades em áreas como a expressão artística, a solidariedade e a formação cívica, facilitando, numa época de repressão e medo, a troca de ideias, o convívio, o debate e a consciência social. No seu seio, vingaram polos de resistência anti fascista, com capacidade de organização e mobilização, fundamentais para o tão ansiado virar de página.
Apesar do seu início, em Portugal, remontar aos finais do século XVIII, é, no entanto, a partir de 1974 que o movimento associativo ganha uma dimensão sem precedentes. Num país com défice de infraestruturas e equipamentos e sedento de conhecimento, de cultura e de liberdade, as associações assumiram como sua a tarefa de recuperar o tempo perdido. Pelas mãos de associações de moradores, de estudantes, de pais, de idosos, desportivas, culturais, ambientais, de recreio e tantas outras, nasceram obras, frutificaram projetos e amadureceram as cidadãs e os cidadãos, que encontraram, nestas casas, espaço para uma vivência plena dos valores democráticos.
Não é, pois, por acaso, que as comemorações do Dia Nacional das Coletividades em 2016 são dedicadas ao tema “40 anos da Constituição da República e o Associativismo”. Aquela que é considerada como a maior rede social e de voluntariado do país, conta, hoje, de acordo com dados da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, com 30 mil entidades, 425 mil dirigentes e 3 milhões de filiados.
Em Palmela, conhecemos bem esta realidade. São mais de uma centena as entidades associativas sediadas no nosso território, desde as sociedades filarmónicas centenárias às associações de moradores, passando pelas coletividades de âmbito cultural, desportivo, social e tantas outras, parceiros insubstituíveis do Município na construção quotidiana deste concelho, que ambicionamos cada vez mais sustentado e sustentável.
Reunida a 18 de maio na sede do Rancho Folclórico “Os Rurais” da Lagoa da Palha e Arredores, a Câmara Municipal de Palmela saúda, a propósito das comemorações do Dia Nacional das Coletividades, todas as coletividades do país, com especial atenção para as associações populares do nosso concelho, expressando, às suas estruturas dirigentes, profundo reconhecimento pelo trabalho abnegado e de valor inestimável, em prol do desenvolvimento da sua terra e da qualidade de vida das suas populações.»



Propostas OP/Eu participo! 2016 devem ser entregues até ao final de maio


Termina no dia 31 de maio o período de receção dos inquéritos com propostas de intervenção e definição de áreas prioritárias de trabalho, no âmbito do processo OP/Eu participo! 2016. A participação de todos os que vivem e trabalham no concelho é determinante para que os resultados e os compromissos a assumir reflitam as expetativas e as necessidades sentidas, em cada freguesia.
Depois da análise política e técnica das propostas apresentadas, o Município de Palmela promove uma nova ronda de reuniões públicas, em setembro, para hierarquizar as ideias apresentadas, procurando integrar no próximo Orçamento e nas Grandes Opções do Plano 2017-2020 o maior número possível de propostas consensuais e dentro da realidade financeira da autarquia.
É de sublinhar que, das propostas recolhidas em 2015, foram incluídas nas GOP 26 ações, que representam mais de meio milhão de euros de investimento.
Os inquéritos, as fichas de orçamento 2016 e o Guia do Orçamento Participativo estão disponíveis para consulta e preenchimento na página do Município em http://www.cm-palmela.pt/pages/1969. Os inquéritos podem ser enviados por via digital ou entregues em papel, em qualquer um dos balcões de atendimento municipal, sedes e delegações das Juntas de Freguesia.



Cesário Verde evocado em tertúlia literária



No âmbito do Projeto de Poesia “Palavras na Nossa Terra”, a Biblioteca Municipal de Pinhal Novo acolhe, no dia 27 de maio, às 21h00, a tertúlia onde será homenageado o poeta Cesário Verde, numa iniciativa que contará com a leitura de poemas pelos presentes. Bocage, Sebastião da Gama, António Nobre, Ary dos Santos, Calafate e Camões foram os poetas já abordados nestes encontros.
Destinado a todos os que gostam de ler e escrever poesia, com interesse pela literatura e cultura, estudantes e público em geral, “Palavras na Nossa Terra” pretende, entre outros objetivos, valorizar e divulgar as capacidades poéticas dos escritores de poesia, fomentar o encontro cultural e o convívio, incentivar a escrita e divulgar a grande poesia.

Livro de José Carrilho Raposo apresentado na Biblioteca de Pinhal Novo


O livro “A Poesia é a Voz da Minha Alma”, de José Carrilho Raposo, é apresentado no Auditório da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, no dia 26 de maio, quinta-feira, às 16 horas, com a presença do autor.
A iniciativa contará com a intervenção de Eduardo M. Raposo, organizador da edição, e com momentos de música e poesia por Francisco Naia e pelos Jograis do Alentejo (Ana Neto; Eduardo M. Raposo, Luísa Gonçalves, José Carita e Vítor Paulo).




Palmela celebra Dia do Sapateado


No dia 29 de maio, o Cine-teatro S. João, em Palmela, é palco das comemorações do Dia do Sapateado, com a realização de um espetáculo e de duas oficinas, a cargo da Associação do Sapateado em Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Palmela.
As oficinas, de níveis iniciado e avançado, decorrem durante a manhã, com entrada livre, enquanto o espetáculo, com início às 18 horas, reúne várias escolas de sapateado, numa afirmação do melhor que é realizado, nesta área, no concelho de Palmela e no país.
Palmela assinala o Dia do Sapateado há mais de uma década e promove esta forma de expressão, que nasceu do cruzamento dos ritmos africanos com os de Inglaterra, Escócia e Irlanda, afirmando-se, nas primeiras décadas do século XX, como uma arte maior, profusamente divulgada a nível mundial.
Os bilhetes para o espetáculo têm o valor de 7,5 euros (5 euros para menores de 10 anos, maiores de 65, portadores do Cartão Municipal Idade Maior e do Palmela Tourist Card. Informações e reservas através do telefone 212336630.




Município assinala Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho com Seminário


No âmbito das comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, a Câmara Municipal de Palmela promove, no dia 31 de maio, entre as 9h30 e as 13h00, na Biblioteca de Palmela o Seminário “Stresse no Local de Trabalho – Um desafio Coletivo”.
A iniciativa, promovida em parceria com a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho, contará, na sessão de abertura com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro e Mário Rui Costa, Subdiretor da Unidade Local de Setúbal da ACT.
Este seminário, integra, entre outras, comunicações da psicóloga Delfina Sebastião, da Câmara Municipal de Palmela, de Eduarda Gaspar, da Visteon Portuguesa, Ltd. e de Filipe Conceição, do Centro Hospitalar de Setúbal.
O Seminário tem entrada gratuita, mediante inscrição, através do e-mail ul.setubal@act.gov.pt.


Programa:

09h30: Sessão de abertura
Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Dr. Álvaro Amaro
Subdiretor da Unidade Local de Setúbal da ACT, Dr. Mário Rui Costa

09h40: ACT-UL Setúbal, Engª Ana Fernandes
“Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho 2016 - Stresse no Trabalho um Desafio Coletivo”

O Stresse no Trabalho
Moderadora: Ana Fernandes - Técnica Superior ACT-ULS
10h10: Câmara Municipal de Palmela, Psicóloga Delfina Sebastião
“Riscos Psicossociais Qualidade de Vida e Saúde o Sucesso das Organizações de Excelência”
10h40: Câmara Municipal de Cascais, Dr. António Costa Tavares
“A Gestão dos Riscos Psicossociais e a sua interação com a SST”

Pausa

A Gestão da Empresa e a Promoção da Segurança e Saúde: Boas Práticas
Moderadora: Ana Fernandes - Técnica Superior ACT-ULS
11h25: Visteon Portuguesa, Ltd., Dra. Eduarda Gaspar
11h50: Centro Hospitalar de Setúbal-GSO, Eng.º Filipe Conceição

12h20: Perguntas e Respostas
12h45: Encerramento, Dr. Mário Rui Costa e representante da Câmara Municipal de Palmela






terça-feira, 24 de maio de 2016

População 55+ acompanha processo criativo da nova produção do Teatro O Bando


A população 55+ do Município de Palmela vai poder acompanhar o processo criativo da nova produção do Teatro O Bando, no dia 25 de maio, às 14h00, no Vale de Barris, em Palmela, através de um ensaio aberto  e discussão com a equipa artística.
“Das Nuvens” é um espetáculo desenvolvido a partir de um conto de António Tabucchi, com dramaturgia e encenação de João Brites, que estará em cena de 2 a 19 de junho, na sede do grupo, às quintas, sábados e domingos.
A iniciativa, com participação gratuita, mediante reserva prévia, conta com o apoio da Câmara Municipal. Inscrições: 212336606, ou deis@cm-palmela.pt.
Mais informações sobre o espetáculo aqui: http://www.obando.pt/pt/gca/index.php?id=134.





Município apoia atividade dos ranchos folclóricos e promove manutenção das tradições locais


A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública descentralizada de dia 18 de maio, a atribuição de um conjunto de apoios financeiros destinados aos 10 ranchos folclóricos do concelho com atividade regular, num total de 5.600 euros.
Este apoio da autarquia contempla o Rancho Folclórico “Os Fazendeiros de Lagameças”, o Rancho Foclórico “Os Rurais” da Lagoa da Palha e Arredores, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, o Rancho Folclórico de Poceirão, o Rancho Folclórico Regional da Palhota/Venda do Alcaide, o Rancho Folclórico Regional de Fernando Pó, o Rancho da Sociedade de Recreio e Desporto da Lagoinha, o Grupo Folclórico Dança e Cânticos de Olhos de Água, o Rancho Folclórico do Grupo Desportivo “Os Académicos” da Agualva de Cima/Bairro Margaça e o Rancho Folclórico Cultural Danças e Cantares da Região do Forninho.
A atribuição dos apoios financeiros surge no âmbito do Programa Municipal de Desenvolvimento da Dança, considerando o papel que estas associações têm nas comunidades onde se inserem e reconhecendo o seu contributo na manutenção das tradições locais e do património cultural e etnográfico de Palmela.


Contratos interadministrativos com Juntas de Freguesia atualizados


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública descentralizada de dia 18 de maio, um conjunto de propostas relativas aos Contratos Interadministrativos e Acordos de Execução, no âmbito da Delegação de Competências, celebrados entre a autarquia e as Juntas de Freguesia para o mandato de 2013/2017.
Estes documentos, que contribuem para uma gestão mais eficaz das atividades desenvolvidas em todos os domínios de interesses das populações e contemplam os meios necessários para a sua execução, foram, agora, revistos e atualizados. Nesse sentido, a comparticipação financeira destinada à Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e União de Freguesias de Poceirão e Marateca, para assegurar a limpeza de vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros foi atualizada pela Câmara, por se verificar que a verba fixada inicialmente não garante a contratualização de pessoal. Esta alteração traduz um encargo financeiro global para este ano de 21.704 euros.
O Contrato Interadministrativo com a Junta de Freguesia de Quinta do Anjo foi alterado porque, de acordo com a avaliação do exercício da competência relativa à reposição  de pavimentos em calçada ou outros, concluiu-se a necessidade de ampliar a área de pavimento a intervencionar, passando de 610, para 810 m2, num total  de 15.000 euros por ano.
O Contrato Interadministrativo com a União de Freguesias de Poceirão e Marateca foi alterado, após avaliação da execução da competência relativa à manutenção e conservação de caminhos e arruamentos não asfaltados, concluindo-se haver vantagem e necessidade em aprofundar a intervenção no domínio da restante rede viária, nomeadamente, em vias e estradas municipais asfaltadas, com a limpeza e desmatação periódica de bermas. Refira-se que a União de Freguesias possui a maquinaria necessária e experiência comprovada na realização destas tarefas e esta descentralização irá contribuir para a libertação de recursos técnicos e humanos municipais, possibilitando o reforço das intervenções necessárias no restante território. A transferência de recursos financeiros relativa a esta competência será feita de forma retroativa a setembro de 2015, porque o serviço foi assegurado desde essa data e totaliza, este ano, 11.254 euros.
Por último, a alteração dos mapas de execução – um instrumento para a monitorização e análise das competências delegadas, com relatórios técnicos trimestrais - foi, também, aprovada.
















Investimento no abastecimento de água e saneamento reforçado em Pinhal Novo


A Câmara Municipal adjudicou, esta semana, a obra de ligação dos furos da Fonte da Vaca ao Reservatório da Cascalheira, em Pinhal Novo, pelo valor de 98.437 euros.
Esta empreitada, com um prazo de execução de 90 dias, integra, no essencial, alterações nas captações, a extensão de uma conduta para ligação à conduta elevatória que vem de Vale do Alecrim, já na base do reservatório elevado da Cascalheira. Esta intervenção vai permitir a realização de obras nos reservatórios de Vale do Alecrim e, em conjugação com o investimento em condutas, previsto para 2017, melhorar a pressão da água disponível no lado sul de Pinhal Novo e garantir a resiliência do sistema, em caso de avaria ou rutura.
Ainda no domínio do abastecimento de água, a recente revisão orçamental  prevê uma verba para realizar, ainda em 2016, a remodelação da conduta do Aceiro do Marcolino. Trata-se da substituição de 1.710 metros de condutas, com um custo estimado de cerca de 42.400 euros.
No âmbito do saneamento, terminaram as obras de prolongamento da rede na Rua 1º de Maio, Rua da Liberdade e Rua 25 de Abril que, em conjunto com a intervenção na Travessa de S. Domingos, também na Carregueira, orçaram em cerca de 37.000 euros. No total, foram executados prolongamentos de rede em 430 metros e 22 novos ramais.
Recorde-se que a revisão orçamental contempla um reforço de verba que permitirá encomendar um projeto para prolongamento de saneamento na Lagoa da Palha. Foi estudada a viabilidade de ligação gravítica ao sistema de drenagem de águas residuais domésticas existente, através de um eventual coletor, a construir na EN575, com ligação de 41 ramais e um custo de construção de 45.000 euros.



Município continua a investir no reforço da Mobilidade


A Câmara Municipal de Palmela adjudicou a empreitada de ligação intermodal Pinhal Novo Sul, por cerca de 170.000 euros.
A obra integra a formalização e beneficiação do acesso pedonal e ciclável, entre a linha de caminho de ferro e a Escola Básica José Maria dos Santos, bem como a valorização da ligação à Rua Infante D. Henrique e às ali urbanizações existentes.
O parque de estacionamento e o arranjo de espaços exteriores vêm valorizar aquela zona, a sul da estação, facilitando e promovendo a mobilidade suave, nomeadamente, a pedonalidade e a circulação em bicicleta.
Com esta intervenção, vão ser criados 78 lugares de estacionamento, quatro dos quais para pessoas com mobilidade condicionada, dois lugares para táxi e um cicloparque.
Ainda no domínio da mobilidade, serão lançadas, em breve, as empreitadas para pavimentação da Rua dos Farias e do primeiro troço da Rua 5 de Outubro, com um valor global estimado em cerca de 135.000 euros.
Estas obras somam-se às pavimentações do Aceiro dos Arraiados, recentemente concluída, (faltando apenas sinalização horizontal que o mau tempo não permitiu),  do cruzamento da Palhota e do Aceiro das Sapatarias, concluída ainda em 2015, num investimento global de cerca de  240.000 euros.




Iluminação Pública reforçada na Freguesia de Pinhal Novo


O prolongamento da rede de iluminação pública no aceiro principal da Carregueira, obra adjudicada pela Câmara Municipal à EDP, já teve início.
A autarquia vai, ainda, proceder ao reforço e reajustamento da iluminação na Rua Posser de Andrade Vilar, na Rua Cravos Vermelhos e na parte final da Av. Alexandre Herculano, junto à nova ecopista.
Estes investimentos, a que se soma a extensão da rede de iluminação pública na Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, totalizam cerca de 10.000 euros de custos diretos para o município.
O investimento na iluminação pública em Pinhal Novo tem sido, no entanto, muito superior, nomeadamente, com a passagem de infraestrutura aérea para subterrânea, no âmbito das contrapartidas da EDP ao município, no âmbito do contrato de concessão.
Está, ainda, prevista para este ano, a iluminação do circuito de manutenção da Quinta do Pinheiro, um reforço de iluminação nas vias de circulação principal no lado poente da Urbanização Val’Flores e a iluminação do viaduto da REFER, em Venda do Alcaide, estando em estudo a solução de iluminação da passagem pedonal na mesma localidade.





Pinhal Novo foi cenário de exercício "FERROEX 2016"


Sábado, dia 21 de maio, o Pinhal Novo foi palco do exercício “ FERROEX 2016”, com organização conjunta das Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho, Serviço Municipal de Proteção Civil de Palmela e Infraestruturas de Portugal, S. A..
Este exercício, que decorreu no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, na modalidade LIVEX, envolvendo meios de resposta reais, teve como cenário a colisão de um veículo ligeiro de passageiros e um veículo de pesados de transporte de passageiros (minibus), no estacionamento norte da Estação Ferroviária de Pinhal Novo. O minibus embateu no exterior do bloco de elevadores da estação e a colisão originou uma sobrecarga do sistema elétrico, provocando um incêndio na casa das máquinas do elevador. Da colisão resultaram seis feridos, três deles encarcerados e os restantes com ferimentos ligeiros e escoriações. No interior da estação refugiaram-se dois feridos, com queimaduras de primeiro e segundo grau, detetados pelo vigilante de serviço, que emitiu o alerta à Central de Segurança.
Testar a capacidade de organização dos agentes de proteção civil locais, treinar os procedimentos operacionais associados à intervenção numa sitação de acidente e de coordenação no teatro e sala de operações do CDOS de Setúbal, foram os principais objetivos deste exercício.