quarta-feira, 25 de maio de 2016

Município saúda movimento associativo concelhio


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, de forma unânime, na reunião descentralizada realizada a 18 de maio, uma saudação a todas as coletividades do país, com particular destaque para o movimento associativo do concelho, pelo trabalho desenvolvido, de forma abnegada, em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento do território.
Esta saudação foi apresentada pela maioria a propósito das comemorações do Dia Nacional das Coletividades, 31 de maio, dedicadas, este ano, ao tema “40 anos da Constituição da República e o Associativismo”.

Segue, abaixo, o texto integral da Saudação:

«Comemoramos, no dia 31 de maio, o Dia Nacional das Coletividades, efeméride que reconhece o importante contributo do associativismo popular para o desenvolvimento cívico, social, cultural e educativo das comunidades, ao longo dos últimos séculos da nossa História, com particular relevo para o período da ditadura.
No ano em que celebramos o 42.º aniversário da Revolução e quatro décadas da Constituição da República, é justo reconhecer o papel desempenhado pelas coletividades em áreas como a expressão artística, a solidariedade e a formação cívica, facilitando, numa época de repressão e medo, a troca de ideias, o convívio, o debate e a consciência social. No seu seio, vingaram polos de resistência anti fascista, com capacidade de organização e mobilização, fundamentais para o tão ansiado virar de página.
Apesar do seu início, em Portugal, remontar aos finais do século XVIII, é, no entanto, a partir de 1974 que o movimento associativo ganha uma dimensão sem precedentes. Num país com défice de infraestruturas e equipamentos e sedento de conhecimento, de cultura e de liberdade, as associações assumiram como sua a tarefa de recuperar o tempo perdido. Pelas mãos de associações de moradores, de estudantes, de pais, de idosos, desportivas, culturais, ambientais, de recreio e tantas outras, nasceram obras, frutificaram projetos e amadureceram as cidadãs e os cidadãos, que encontraram, nestas casas, espaço para uma vivência plena dos valores democráticos.
Não é, pois, por acaso, que as comemorações do Dia Nacional das Coletividades em 2016 são dedicadas ao tema “40 anos da Constituição da República e o Associativismo”. Aquela que é considerada como a maior rede social e de voluntariado do país, conta, hoje, de acordo com dados da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, com 30 mil entidades, 425 mil dirigentes e 3 milhões de filiados.
Em Palmela, conhecemos bem esta realidade. São mais de uma centena as entidades associativas sediadas no nosso território, desde as sociedades filarmónicas centenárias às associações de moradores, passando pelas coletividades de âmbito cultural, desportivo, social e tantas outras, parceiros insubstituíveis do Município na construção quotidiana deste concelho, que ambicionamos cada vez mais sustentado e sustentável.
Reunida a 18 de maio na sede do Rancho Folclórico “Os Rurais” da Lagoa da Palha e Arredores, a Câmara Municipal de Palmela saúda, a propósito das comemorações do Dia Nacional das Coletividades, todas as coletividades do país, com especial atenção para as associações populares do nosso concelho, expressando, às suas estruturas dirigentes, profundo reconhecimento pelo trabalho abnegado e de valor inestimável, em prol do desenvolvimento da sua terra e da qualidade de vida das suas populações.»