terça-feira, 31 de maio de 2016

Homenagem a cidadãos e entidades abre programa comemorativo do Dia do Concelho

O Dia do Concelho de Palmela, 1 de junho, é assinalado através de um programa comemorativo que conjuga cultura, património e momentos solenes de grande simbolismo. A cerimónia de atribuição de Condecorações Municipais abre o programa, às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela. 
Em 2016, são homenageadas entidades e personalidades que constituem uma referência para a vida da comunidade, pelo seu notável contributo para o desenvolvimento social, económico, cultural e desportivo do concelho. Valores como a solidariedade, a cidadania e a defesa da vida estão subjacentes à atribuição da Medalha Municipal de Mérito à Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e à Associação “O Cantinho da Milu”. No campo do associativismo, a Associação Juvenil do Centro de Ocupação Infantil (AJCOI) é galardoada pelo trabalho ao serviço da juventude e da comunidade em geral. A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), sediada em Palmela, recebe esta homenagem no ano em que completa 25 anos de atividade, em prol da qualificação e reconhecimento dos vinhos da região. No campo do Artesanato, é sublinhado o trajeto de vida de Duarte Antunes Matos Fortuna, com 90 anos de idade, e no desporto, são destacados os resultados desportivos da Equipa de Futebol Feminino do Quintajense Futebol Clube e de Margarida Aleixo Carreira Agostinho, Pedro Manuel Pouzeiro Ferreira e Rui Manuel Faustino Baltazar.
Na mesma cerimónia, serão, ainda, condecorados, com a Medalha Municipal de Serviço Prestado, 56 trabalhadores do Município que, tendo cumprido 15, 25 ou 35 anos de carreira, revelaram assiduidade e comportamento exemplar no exercício dos seus cargos.



Património local em destaque no programa cultural


Às 19 horas, o Museu Municipal de Palmela e o Teatro O Bando dão início ao programa cultural, com uma visita à Alcaria do Alto da Queimada, na Serra do Louro, sítio arqueológico que guarda testemunho do período de ocupação islâmica desta zona da Arrábida (candidata a Reserva da Biosfera). A visita é dinamizada pela arqueóloga Michele Santos e conta com a presença de um dos “habitantes” desta “aldeia” milenar, que nos dará a conhecer um pouco mais da vivência quotidiana na Alcaria.
Segue-se, às 21 horas, a antestreia do espetáculo do Teatro O Bando, “Das Nuvens”, baseado nas palavras de António Tabucchi. Numa praia, «uma menina inquietante encontra e conversa com um ex-militar inquietado». Encenação de João Brites com música de Jorge Salgueiro e cenografia de Rui Francisco. Interpretam Guilherme Noronha e Maria Gonçalves.
As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 participantes (formalizar até às 12 horas de 30 de maio, através do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou do telefone 212 336 640).
Ainda no âmbito das comemorações do Dia do Concelho, o Cine-teatro S. João é palco, a 4 de junho, às 22 horas, da “Sinfonia Palmela”, concerto comemorativo com composição e direção do Maestro Jorge Salgueiro (entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no Cine-teatro).