segunda-feira, 30 de maio de 2016

Relação entre os reis da I Dinastia e as Ordens Militares debatida em Palmela

O GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago da Câmara Municipal de Palmela e o Centro de História da Universidade de Lisboa promoveram, ao longo do fim de semana, o 14.º Curso sobre Ordens Militares, dedicado ao tema “A Monarquia Portuguesa e as Ordens Militares (I Dinastia)”.

Na sessão de abertura, no Auditório da Biblioteca de Palmela, as entidades organizadoras celebraram um Acordo de Colaboração, que abre as portas a um trabalho de cooperação mais aprofundado, no âmbito da formação e divulgação sobre Ordens Militares. Álvaro Balseiro Amaro, Presidente do Município, manifestou o seu «regozijo pelo promissor Acordo», que permitirá aprofundar o conhecimento sobre a História do nosso país e, em particular, das Ordens Militares, «tema que nos prestigia» e que está profundamente ligado a Palmela, sede da ordem de Santiago de Espada até à sua extinção, no século XIX. Para Hermenegildo Fernandes, Diretor do Centro de História da Universidade de Lisboa e docente da Faculdade de Letras, Palmela transformou-se num ponto de encontro de Estudos Medievais, de alcance nacional e internacional, através do trabalho constante da autarquia e do GEsOS. Para Hermenegildo Fernandes - que foi, também, consultor científico deste curso - o Acordo vem contribuir para valorizar e dar continuidade a estes estudos, que não são de História local, mas de História global, a partir de questões locais.


A abrir um dia de reflexão intensa e debate acerca do percurso dos reis da I Dinastia e da sua relação com as Ordens Militares, José Mattoso, mentor da História Medieval Portuguesa, apresentou uma intervenção sobre D. Afonso Henriques, desafiando os historiadores e estudantes presentes para uma nova abordagem sobre o primeiro monarca português, a sua família, a suas bases ideológicas e a fundação de Portugal, não apenas do ponto de vista nacional mas numa escala mais alargada, no contexto político europeu e mundial.
O dia dedicado aos trabalhos teóricos encerrou com a apresentação da obra “Comendas Urbanas das Ordens Militares”, das Edições Colibri, que resulta do 13.º curso, realizado em 2014. No domingo, o dia foi preenchido com visitas de estudo à Igreja de Vera Cruz de Marmelar, em Portel, e às ruínas da Igreja de Santiago Castelo e ao Museu de Arte Sacra, em Moura.