terça-feira, 24 de maio de 2016

Pinhal Novo foi cenário de exercício "FERROEX 2016"


Sábado, dia 21 de maio, o Pinhal Novo foi palco do exercício “ FERROEX 2016”, com organização conjunta das Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho, Serviço Municipal de Proteção Civil de Palmela e Infraestruturas de Portugal, S. A..
Este exercício, que decorreu no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, na modalidade LIVEX, envolvendo meios de resposta reais, teve como cenário a colisão de um veículo ligeiro de passageiros e um veículo de pesados de transporte de passageiros (minibus), no estacionamento norte da Estação Ferroviária de Pinhal Novo. O minibus embateu no exterior do bloco de elevadores da estação e a colisão originou uma sobrecarga do sistema elétrico, provocando um incêndio na casa das máquinas do elevador. Da colisão resultaram seis feridos, três deles encarcerados e os restantes com ferimentos ligeiros e escoriações. No interior da estação refugiaram-se dois feridos, com queimaduras de primeiro e segundo grau, detetados pelo vigilante de serviço, que emitiu o alerta à Central de Segurança.
Testar a capacidade de organização dos agentes de proteção civil locais, treinar os procedimentos operacionais associados à intervenção numa sitação de acidente e de coordenação no teatro e sala de operações do CDOS de Setúbal, foram os principais objetivos deste exercício.