terça-feira, 24 de maio de 2016

Município concluiu semana descentralizada na Freguesia de Pinhal Novo

               Concluiu-se mais uma semana de trabalho descentralizado, desta vez, dedicada à Freguesia de Pinhal Novo, entre 16 e 20 de maio.                
               Na freguesia de Pinhal Novo, a cidade e o mundo rural dão as mãos e projetam um futuro harmonioso, assente no progresso – que temos sabido abraçar – e na identidade cultural – que não esquecemos e temos envergado como bandeira de uma terra orgulhosa das suas tradições, dos seus produtos e da sua capacidade concretizadora.
            Duas semanas depois da primeira edição do Mercado Caramelo e com as Festas Populares à porta, fomos, novamente, ao Pinhal Novo, para fazer o balanço de uma semana muito rica, desenvolvida em parceria com a Junta de Freguesia, e que nos permitiu verificar, uma vez mais, o grande dinamismo dos atores locais. O movimento associativo continua com a pujança que sempre lhe conhecemos e conta com a juventude para renovar as estruturas dirigentes e “injetar sangue novo”; a rede social arrisca no desenvolvimento de uma oferta diversificada e ao encontro das reais necessidades das pessoas e das famílias; o tecido empresarial expande-se e enriquece-se com uma nova vaga de projetos inovadores, a par do crescimento das empresas já completamente integradas no concelho, que apostam na qualificação dos seus processos de produção, na formação profissional e na sustentabilidade ambiental.
            A este dinamismo, o Município procura responder com trabalho e investimento em várias frentes: no saneamento básico e abastecimento de água, na rede viária, na recolha de resíduos, na qualificação do espaço público, mas também na educação e no desenvolvimento cultural, social, desportivo e económico. Com o cumprimento dos compromissos de Mandato a avançar a excelente ritmo, continuamos a assumir outros desafios, no âmbito das Semanas das Freguesias e das reuniões OP “Eu Participo!” e estamos envolvidos em múltiplas candidaturas ao Portugal 2020, que vão continuar a mudar a face desta freguesia e deste concelho.
            As Semanas das Freguesias prosseguem, de 13 a 17 de junho, em Poceirão.

Escola da Carregueira será novo Centro Comunitário

Dia 16, realizámos uma reunião com o Círio da Carregueira, a Associação Juvenil Os INdiferentes e o Presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, no Centro de Recursos para a Juventude, com o objetivo de discutir a refuncionalização da Escola da Carregueira.
À semelhança de outros edifícios escolares desativados, que o Município tem cedido ao movimento associativo e a Instituições Particulares de Solidariedade Social, para que aí possam dinamizar as suas atividades, também vinha sendo equacionada a refuncionalização desta escola, equipamento que ocupou um lugar central na localidade, devolvendo-a à comunidade com um novo propósito.
O Círio da Carregueira, fundado em 1833, tem uma grande tradição na freguesia e na região, ligada ao culto religioso, mas também à defesa da cultura e da identidade da freguesia.
Os INdiferentes são um grupo muito dinâmico de jovens, que integra o grupo de trabalho “Março a Partir” e tem desenvolvido a sua atividade de forma muito séria.
Ambas as associações necessitam de um espaço condigno para a prossecução dos seus projetos e julgamos que a partilha deste equipamento poderá resultar no crescimento mútuo e num convívio intergeracional profícuo para todos.
Além da cedência de salas ao Círio e à associação juvenil, ficará, ainda, espaço disponível para utilização pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia e por outras associações e para a criação de novas respostas para a comunidade, transformando este espaço num Centro Comunitário, à semelhança de Águas de Moura.
Os termos do acordo de cedência estão a ser trabalhados juridicamente, no momento, e esperamos levar a proposta a reunião de Câmara muito em breve.

Pinhal Novo – compromissos cumpridos e assunção de novos desafios

Dia 17 realizámos uma reunião muito produtiva com o Executivo da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, que contou com uma extensa ordem de trabalhos e que teve início com um balanço das obras em curso e dos investimentos perspetivados para a freguesia. Cumpridos muitos dos compromissos assumidos anteriormente, tivemos oportunidade de avaliar outras necessidades e de acolher novos compromissos.
Em traços gerais, foram apresentadas as ideias base da remodelação do Largo José Maria dos Santos, que prevê a redefinição dos espaços no jardim e na sua envolvente, de modo a, logo que possível, projetar uma rotunda nos Pinheirinhos e trabalhar no sentido da desclassificação da EN252, entre o limite do perímetro urbano a norte e a rotunda a sul. Entre outras alterações, prevê-se a deslocalização das paragens dos Pinheirinhos, a redução do lago, em área e profundidade, e a valorização do busto de José Maria do Santos.
Entretanto, foi concluída a intervenção de remodelação dos sanitários públicos, no Largo, investimento de cerca de nove mil euros. A Câmara assegurará a sua gestão/abertura durante a semana, tendo proposto à Junta de Freguesia que assuma estas responsabilidades ao fim de semana.
Já adjudicada, a empreitada de construção da ligação intermodal de Pinhal Novo sul (junto à estação ferroviária) terá início logo após o final das Festas Populares de Pinhal Novo. Embora houvesse condições para começar já, a Câmara Municipal considerou que seria de evitar a interdição daquele espaço, num período de grande afluência de pessoas e de redução dos lugares de estacionamento na parte norte da estação. Esta avaliação foi coincidente com a opinião da Junta de Freguesia.
A remodelação da conduta de abastecimento de água no Aceiro do Marcolino, numa extensão de 1700 metros, será executada este ano, sendo, posteriormente avaliada a possibilidade de pavimentação daquela via. No mesmo sentido, de reforço do abastecimento de água - desta vez, a Pinhal Novo - será concluída, durante este ano, a ligação dos furos da Fonte da Vaca ao reservatório da Cascalheira.
Foi apresentado o projeto de instalação de um Centro de Transferência de Resíduos Valorizáveis, espaço vedado e vigiado, para depósito de monos e verdes, em Pinhal Novo. Trata-se de um equipamento que entrará em funcionamento em simultâneo com uma campanha de sensibilização que estimule a sua utilização e informe os munícipes das coimas aplicáveis na deposição incorreta de resíduos.
A adjudicação do projeto de execução dos espaços exteriores da Urbanização da Cascalheira (Graúda), em substituição do empreiteiro, processo que tem sido debatido com os moradores e cuja concretização deverá avançar até final deste ano.
Idêntico processo de utilização das garantias bancárias (em fase de audiência prévia) está a decorrer para o arranjo da zona envolvente ao polidesportivo da urbanização Quinta de Matos, com bancos, pavimentos, arborização e equipamento desportivo de ar livre.
As obras de beneficiação da Biblioteca de Pinhal Novo e do Auditório Municipal, de grande dimensão e muito necessárias, foram adjudicadas pelo valor de 135 mil euros e deverão, também, começar brevemente, uma vez que apenas se aguardou a melhoria das condições climatéricas.
No parque escolar, o final do ano letivo permitirá o arranque de várias obras de beneficiação, designadamente, na EB Salgueiro Maia (ampliação do telheiro), EB da Palhota (instalação de refeitório), EB de Arraiados (colocação de toldos para ligar o edifício principal ao refeitório), EB de Lagoa da Palha (substituição de lava-loiças), EB Zeca Afonso (drenagem de águas pluviais) e EB/JI Alberto Valente (reparação da cobertura do ginásio e drenagem do logradouro).
Em apreciação conjunta na reunião esteve, também, a metodologia de trabalho, tendo em vista uma intervenção artístico-patrimonial de reutilização das pedras do Arco da Ponte, desmontado aquando das obras de construção da nova estação ferroviária de Pinhal Novo. Sendo a sua reconstrução praticamente impossível, temos debatido a possibilidade de fazer a sua recuperação no contexto de uma obra artística que guardasse as suas memórias, com envolvimento de artistas locais, enriquecido com registos fotográficos e recolhas orais e colocado num espaço público simbólico. Câmara e Junta acordaram a marcação de uma sessão pública para recolha de ideias e propostas de concretização deste projeto.
Fruto do último OP – “Eu Participo!”, foi incluído no plano de investimentos o prolongamento da IP no viaduto ferroviário em Venda do Alcaide (Rua 1.º de Maio/passagem para a Rua 25 de Abril). Está, entretanto, concluída a iluminação pública no viaduto de acesso à estação de Venda do Alcaide. Existe o compromisso da EDP de concluir, até final deste ano, o reforço da iluminação no Aceiro Principal da Carregueira, na Rua Posser de Andrade Vilar e na Rua Alexandre Herculano e na ecopista e que, até final deste mês, sejam concluídas as empreitadas nas ruas 7 de Fevereiro, 25 de Abril e Padre Estevens Dias. 
Algumas questões foram, também, suscitadas pela Junta de Freguesia, designadamente, as relacionadas com a circulação de pesados na Rua Gago Coutinho (e não pela Avenida dos Ferroviários), apesar da indicação de proibição. Foi admitida a possibilidade de proibir o trânsito de pesados naquela artéria logo a partir da rotunda sul, excetuando os transportes públicos e os veículos de recolha de resíduos.
Foram assinaladas dificuldades pontuais com a recolha de resíduos e a falta de contentores, principalmente na zona sul. Apesar da recolha seis dias por semana, identificou-se como muito problemática a descarga sistemática de resíduos, transportados em camionetas, nomeadamente em Vale da Vila, Rua do Pinhal da Salgueirinha, Estrada dos Espanhóis e Aceiro Francisco Silvestre.
A necessidade de intervir numa colónia de gatos junto à Sulponte, de forma a controlar a sua população e garantir condições de saúde dos felinos, foi, também, objeto de análise, concluindo-se pela necessidade de esterilizar os animais que aí encontram acolhimento e de desenvolver campanhas de adoção, à semelhança das que já existem para os canídeos.
Outras necessidades e projetos foram, ainda, analisados nesta reunião, onde se concluiu que, em matéria de delegação de competências na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, o balanço é muito positivo, tendo sido considerado “um exemplo de boas práticas” a intervenção na conservação e manutenção do parque escolar e espaços de jogo e recreio.
Do conjunto dos investimentos no âmbito do Portugal 2020, foi também feito um balanço. A regularização da Ribeira da Salgueirinha, o Parque Verde, a Unidade de Saúde de Pinhal Novo - cujo contrato com o Ministério da Saúde será assinado muito em breve - a Requalificação do Monte do Francisquinho, a ligação intermodal Pinhal Novo-Sul, a Requalificação do Largo da Mitra, a incubadora de empresas de Pinhal Novo e a rede ciclável da Península de Setúbal (ligação ao Montijo) foram alguns dos investimentos abordados.

“Sardinhada das IPSS” reúne três centenas de idosos

            Ainda na terça-feira, marcámos presença na “Sardinhada das IPSS”, que decorreu no espaço privilegiado do Parque de Campismo e Caravanismo Vasco da Gama.
A iniciativa é promovida, anualmente, pelo Município com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho que trabalham com pessoas de idade maior, e convida os utentes das IPSS para um momento de convívio, ao ar livre. A socialização e o contacto com a natureza são particularmente importantes neste momento, depois de um inverno longo e chuvoso.
Estiveram presentes cerca de três centenas de pessoas, de nove instituições, numa tarde muito alegre, onde além da gastronomia, houve baile e animação musical pelo grupo “Gente Boa”.



Empresas e instituições apostam na freguesia de Pinhal Novo

            Durante a manhã de quarta-feira, os Executivos do Município e da Junta de Freguesia, bem como vários técnicos municipais e a comunicação social realizaram um conjunto muito interessante de contactos com a comunidade e visitas ao território.
- Prolongamento da rede de esgotos
            Começámos na Carregueira, onde concluímos mais um compromisso de Mandato: terminaram as obras de prolongamento da rede de esgotos nas ruas 1.º de Maio, 25 de Abril e da Liberdade que, em conjunto com a intervenção na Travessa de S. Domingos, representam um investimento de cerca de 37 mil euros. No total, foram executados 430 metros de prolongamento de rede e 22 novos ramais. Estes são os arruamentos em que foi possível efetuar a ligação gravítica ao emissário da Águas de Lisboa e Vale do Tejo (ex-Simarsul). Pretendemos estender a rede ao resto da localidade, mas verificámos que é impossível o prolongamento gravítico, pelo que estamos a estudar uma solução diferente, que passará, provavelmente, pela construção de uma Estação Elevatória.

- Empresa “Recanto D’Arrábida”



            Seguimos para a empresa “Recanto D’Arrábida”, fundada em 2013, que se dedica à produção, em modo biológico, de hortícolas e plantas aromáticas, condimentares e medicinais. Trata-se de um projeto muito interessante, criado por um jovem casal que trabalhava nas áreas da Psicologia e Gestão e que, numa situação de desemprego, decidiu apostar no concelho de Palmela e nos produtos locais, com inovação e preocupações ambientais.
            Na quinta com cerca de seis hectares onde desenvolvem a sua atividade, têm, já, em funcionamento, um secador alimentado a energia solar onde fazem a secagem de ervas aromáticas e pretendem avançar, em breve, com uma gama de outros produtos desidratados, como fruta e preparados para sopa. Contam com uma grande variedade de produtos e arriscam em espécies menos comuns, como vantagem competitiva. Colaboram com outros produtores, para a obtenção de sinergias, nomeadamente, através da partilha do secador com um produtor de cogumelos e da cedência de terreno para a instalação de algumas colmeias de um apicultor do concelho da moita (a presença de mais abelhas vem facilitar a polinização).
Neste momento, o “Recanto D’Arrábida” emprega três pessoas a tempo inteiro, bem como quatro estagiários da Escola Profissional da Moita, além de um ou dois trabalhadores sazonais. A empresa integra o projeto PROVE e os mercados Agrobio, com presença em Pinhal Novo, Setúbal e Almada, e entrega, também, os seus cabazes próprios ao domicílio em Lisboa e na Península de Setúbal.


            - Obras na EB Alberto Valente (Pinhal Novo)


Tivemos, também, oportunidade de visitar a EB Alberto Valente, onde a Junta de Freguesia concluiu, recentemente, uma campanha de obras de conservação, que incluiu substituição de lâmpadas LED e projetores, reparação de portas e suporte de lavatórios, reboco e pintura de algumas paredes na cozinha, bem como outras pequenas intervenções de beneficiação.
As obras foram realizadas ao abrigo do Contrato Interadministrativo, já referido, que o Município mantém com esta Junta, no âmbito da manutenção do parque escolar. Na ocasião, a Direção da Escola sublinhou a excelente parceria estabelecida com a Junta, que está sempre presente no quotidiano do estabelecimento e pronta para responder a todas as necessidades. Consideramos que este é um exemplo das boas práticas desta Junta de Freguesia, que não se limita ao cumprimento do contrato estabelecido, inovando e criando soluções para os problemas que encontra no terreno.
A EB Alberto Valente é um Centro Escolar de grande dimensão, com 320 crianças no 1.º ciclo e 140 no pré-escolar e 25 professores e educadores. É de realçar a existência de uma Unidade de Autismo que desenvolve um trabalho muito importante de apoio e integração na vida escolar de cinco crianças com este problema.
No período de férias letivas de verão, o Município irá realizar uma obra de reparação no ginásio, derivada do mau tempo que se fez sentir ao longo do inverno.

- Fundação COI



Fomos, depois, recebidos no edifício da Fundação COI onde funcionam o Lar Residencial, a Residência Autónoma, o Centro de Atividades Ocupacionais e o Centro Integrado de Apoio à Deficiência, com Centro de Fisioterapia e Tanque de Reabilitação.
Esta é a única resposta social deste género no concelho e reveste-se de grande importância, em particular, junto dos cidadãos portadores de deficiência e das suas famílias.
O Lar Residencial disponibiliza alojamento e apoio para cidadãos portadores de deficiência e tem capacidade para acolher permanentemente 24 utentes, que não possam residir no seu meio familiar. Presta, também, apoio quando as famílias e/ou cuidadores enfrentam situações de doença ou necessitem de repouso.
Na Residência Autónoma, com capacidade para cinco pessoas, as características são as de uma habitação familiar, adaptada à mobilidade condicionada, para que os utentes possam gerir a sua vida com o máximo de autonomia e integrados na comunidade.
A inserção social é, também, objetivo do trabalho desenvolvido no Centro de Atividades Ocupacionais, com capacidade para 15 utentes, em regime externo. Aqui procura-se o desenvolvimento e a manutenção de autonomias pessoais, sociais e de equilíbrio bio-psico-emocional, e a aquisição de competências profissionais.

É de sublinhar, também, o Centro Integrado de Apoio à Deficiência, que iniciou atividade este ano e integra um Centro de Fisioterapia e Tanque de Reabilitação. São prestados cuidados de saúde na área da medicina física e de reabilitação, para apoio aos utentes institucionalizados, bem como à população em geral, dispondo de vários acordos.

Criada em 1980, esta IPSS nasceu como Centro de Ocupação Infantil, tendo alterado a sua figura jurídica em 2005, para Fundação. A diversidade de respostas e equipamentos que gere, na freguesia de Pinhal Novo, espelha a capacidade de resposta da Fundação, de forma concertada e planeada, abrangendo centenas de famílias. Além das valências que visitámos esta semana, o COI dispõe de creches, centros de acolhimento temporário, centro de atividades de tempos livres, pré-escolar, lar de idosos, lar de infância e juventude, serviço de apoio domiciliário, centro de apoio familiar e aconselhamento, loja social e cantina social. Parece estar para breve a assinatura do acordo com a Segurança Social que viabilize o funcionamento pleno da Casa Abrigo Dolores, comunidade de inserção para mulheres em risco, inaugurada em 2013.

- Electro-Arco

            De seguida, visitámos a empresa Electro-Arco, que se dedica à produção de consumíveis para soldadura – necessidade transversal a toda a atividade industrial - onde pudemos verificar o salto qualitativo assinalável, ao nível dos sistemas de produção mas, também, das preocupações com o ambiente.
            Fundada em 1937, a empresa instalou-se no Pinhal Novo em 1990 e conta, hoje, com 73 trabalhadores. A Electro-Arco faz parte do grupo internacional Lincoln Electric, sediado nos Estados Unidos da América e com 48 fábricas em todo o mundo. Em 2015, registou um volume de negócios de 14,5 milhões de euros e cerca de 70% da produção da empresa destina-se à exportação, com destaque para Espanha, o Norte de África e o Médio Oriente, tendo-se, já, verificado, nos primeiros meses deste ano, um aumento exponencial da exportação.
           

            - EB da Palhota
            De seguida, apresentámos um estudo prévio, relativo à intervenção que já referi, no âmbito da reunião com a Junta de Freguesia, e que vamos desenvolver na EB da Palhota, na paragem letiva do verão.
Apesar de ter poucos alunos, a escola necessita de um refeitório e nós vamos deslocalizar o atual Espaço de Jogo e Recreio para uma lateral do edifício, instalando, no seu lugar, um edifício modular, com excelentes condições. A ligação ao edifício central será assegurada através de um telheiro.
O estudo para a intervenção – com valor estimado de 50 mil euros - será partilhado em breve com a comunidade escolar.

- Largo José Maria dos Santos
            Aproveitámos a ocasião para apresentar um outro estudo prévio, relacionado com a remodelação do Largo José Maria dos Santos, espaço central da vila de Pinhal novo, de que também já dei conta, no início desta conferência.
            O grande lago que domina o jardim foi construído há várias décadas, adequado à estética em voga nos anos 70 e 80 do século passado, mas completamente ultrapassado, criando, amiúde, problemas relacionados com avarias, manutenção e segurança. No projeto que estamos a desenvolver e que pretende valorizar o busto de José Maria dos Santos, prevemos uma grande redução do espelho de água, quer no que respeita à área, quer à profundidade, permitindo um melhor aproveitamento do espaço, que é palco de vários eventos ao longo do ano e espaço privilegiado de encontro para a população do Pinhal Novo.
             Vamos criar, também, novas zonas de estadia e contemplação e melhorar o pavimento do largo. Na zona que medeia o bar esplanada “O Pinto” e o Centro Paroquial, vamos reformular e ampliar a zona do estacionamento. Pretendemos, também, entre a esplanada e o chafariz, criar uma caixa de espera para autocarros (e respetivos abrigos de passageiros), que deverá substituir a dos Pinheirinhos. Continuamos a pugnar pela desclassificação da estrada nacional 252 e pretendemos criar uma rotunda neste cruzamento, que valorize os elementos patrimoniais e melhore o fluxo de trânsito no local, garantindo maior segurança a automobilistas e peões que desfrutam desta zona central da vila.
             
            - Incubadora de empresas de Pinhal Novo



            As visitas de quarta-feira terminaram na Quinta do Pinheiro, mais precisamente, nas duas lojas onde o Município está a desenvolver uma Incubadora de Empresas. O projeto já está em curso, fruto de uma parceria celebrada, no ano passado, com a Associação Tempos Brilhantes (ATB), mas são necessárias obras de adaptação do espaço, com custo orçado em 30 mil euros.
No total, esperamos poder acolher e apoiar cerca de 15 micro, pequenas e médias empresas, em diferentes estádios do seu percurso, desde a zona de trabalho livre, para quem ainda está a amadurecer as suas ideias, até aos gabinetes individuais para incubação dos negócios, passando por uma zona de co-working. Além do espaço, que não poderá ser ocupado por mais de dois anos, a Incubadora de Empresas de Pinhal Novo conta com mobiliário, fotocopiadora, sala de reuniões, telefone e internet, bem como um funcionário para atendimento e apoio.
Este é um projeto mais ambicioso do que o “Escritório Aberto” que tivemos no Mercado Municipal de Pinhal Novo, já que a presença da ATB facilita a componente formativa, dotando os empresários de novos conceitos e ferramentas e acompanhando o desenvolvimento dos seus planos de negócio, networking e entrada/implementação no mercado.
O Município continua, assim, a apostar no fortalecimento da economia, criando condições para a realização de investimento no território. Além desta incubadora, prevê-se a criação de outras, por exemplo, no Centro Histórico de Palmela.
O projeto de regulamento de utilização já está preparado e encontra-se em avaliação no Gabinete Jurídico, pelo que contamos levá-lo a discussão em reunião de Câmara muito em breve.

Grupo Desportivo de Valdera celebra 40 anos de vida

Quinta-feira foi mais um dia dedicado ao associativismo. É reconhecido o grande dinamismo das associações de cultura, desporto e recreio do concelho de Palmela, e Pinhal Novo conta com um vasto conjunto de coletividades, com os mais diversos objetos sociais e o propósito comum de salvaguardar a identidade cultural da freguesia, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Ao início da tarde de ontem, eu, o Vereador Luís Miguel Calha e um técnico da área do deporto, bem como o Presidente da Junta de Freguesia, realizamos uma reunião de trabalho com um grupo de representantes da direção do Grupo Desportivo de Valdera.
Além do futebol, onde se classificaram em terceiro lugar no campeonato INATEL de Setúbal, estão a recuperar o Jogo do Pau – a única arte marcial portuguesa - que fez história em Valdera. Feito o pedido de apoio para o nivelamento do campo de jogos, o Município comprometeu-se a efetuar a intervenção durante o verão, altura em que será, também, desmantelado o Espaço de Jogo e Recreio, que já não oferece as condições necessárias e regista pouca utilização. O G.D. Valdera pretende transformar o terreno num pequeno campo de treinos/jogos em terra batida, que permita uma utilização multifacetada, com vantagens ao nível da fatura energética e do desgaste do campo principal.
Em funções há um ano, a direção está empenhada na dinamização da localidade e do clube, que celebra em julho quarenta anos de vida. Para assinalar a data, envolver a comunidade e, também, angariar fundos que permitam alavancar a atividade, surgiu a ideia de promover as Festas de Valdera, aliando música, desporto, gastronomia e animação. A 1.ª edição já tem data marcada – 22, 23 e 24 de julho – e o Município comprometeu-se a prestar apoio técnico e logístico, na medida das possibilidades, já que o calendário cultural e festivo do concelho está, felizmente, muito preenchido.

Clube Desportivo Pinhalnovense quer continuar a crescer

No Clube Desportivo Pinhalnovense reunímos com o Presidente da Direção, António Sousa, que deu conta do bom momento vivido pelo clube, quer em termos da competição, onde seniores e juniores cumpriram os objetivos definidos pela S.A.D., quer em termos formativos, onde registam um grande interesse por parte de atletas e famílias. Neste momento, estão muito preenchidos e um dos maiores desafios passa por encontrar soluções que permitam continuar a dar resposta a todos os que procuram o Pinhalnovense e para assumir novos desafios, como, por exemplo, a criação de uma equipa feminina de futebol.
O clube apresentou uma candidatura à Federação Portuguesa de Futebol, no valor de 195 mil euros (apoio até 90%), relativa à construção de um campo de futebol de 7, que viria aliviar a pressão sobre o Campo Santos Jorge. A resposta é conhecida até ao final de junho e o Município está preparado para colaborar no remanescente, prevendo-se uma participação de cerca de 17 mil euros.
Entretanto, a deslocalização do Santos Jorge do centro de Pinhal Novo para uma zona mais periférica - mas sempre dentro do perímetro urbano da vila – continua em cima da mesa, sendo considerada pela direção como absolutamente vital para a expansão do clube. Estão a ser estudadas várias opções, tendo o Pinhalnovense solicitado o apoio técnico do Município.
O apoio técnico foi, ainda, requisitado para a elaboração de uma candidatura a fundos comunitários, que facilite beneficiações nos equipamentos, considerando o interesse social da instituição, nomeadamente, a substituição do tapete sintético, que tem oito anos. Foi sugerida a marcação de uma reunião com a ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal para avaliar a possibilidade de uma candidatura no âmbito das parcerias estabelecidas para o DLBC urbano.
Fundado em 1948, o Pinhalnovense conta, na época 2015/2016, com perto de 400 atletas, distribuídos por equipas de Futebol 11 (campeonato nacional de seniores, campeonato distrital da 1.ª divisão juniores, campeonato distrital da 1.ª divisão juvenis e Veteranos), equipas de Futebol de 7 (campeonatos distritais de iniciados A e B, de infantis A e B e de benjamins A e B), futebol de 5 (ligas organizadas para traquinas e petizes), basquetebol, ginástica, kickboxing e karaté.

Verbena da S.F.U.A. vai ter vida nova

            A encerrar o programa da semana dedicada à freguesia de Pinhal Novo, uma comitiva de eleitos e técnicos do Município, acompanhada pelo Presidente da Junta, visitou as instalações da centenária Sociedade Filarmónica União Agrícola. Esta visita surgiu na sequência de uma reunião anterior, já realizada com a direção da coletividade, e que permitiu aferir, no terreno, algumas das preocupações expressas.
            Uma destas preocupações prende-se com o afluxo de águas pluviais à rua da S.F.U.A. em períodos de chuva intensa, o que causou danos durante os últimos meses. O Município já fez algumas intervenções para minimizar a acumulação de água no local, mas a origem do problema está relacionada com a pendente da drenagem da zona sul e com o “estrangulamento” do coletor que passa debaixo da linha do caminho-de-ferro. Neste momento, está a ser estudada uma solução que encaminhe alguma da água para um outro coletor, que atravessa a linha junto à passagem pedonal.
            O desejo antigo de ampliação das instalações, que permita a expansão da atividade, é bem conhecido da autarquia, mas o projeto é muito ambicioso, pelo que foi dada prioridade à consolidação do que já existe, considerando-se, agora, uma intervenção no palco, para tornar a sala de espetáculos mais atrativa para a necessária angariação de fundos. O Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo atribui verbas para instalações, pelo que será tido em conta na candidatura a apresentar para o próximo ano.
            Entretanto, a intenção de reabilitação da verbena é vista pelo Município e pela Junta com muito entusiasmo, já que permitirá dar novo uso a um espaço amplo e com excelente localização, abrindo, ainda mais, a S.F.U.A. à comunidade e dotando-a de um equipamento multiusos, com grande potencial. O Município vê aqui, também, uma oportunidade para a consolidação da malha urbana desta zona, a par de outros projetos em marcha para Pinhal Novo sul, e comprometeu-se a fazer o passeio, a caixa de estacionamento e as infraestruturas necessárias. À semelhança do Pinhalnovense, foi, também, sugerida a realização de uma candidatura ao DLBC urbano, através da ADREPES.
            A comemorar 120 anos de idade, a S.F.U.A. tem na música a sua razão de existir, contando, atualmente, com a Banda Filarmónica, o Grupo Coral e a Orquestra Juvenil, integrada na Academia de Música. No campo desportivo, tem em atividade classes de ballet, ginástica feminina, iniciação ao movimento, aikido e judo, modalidade onde se tem destacado, a nível nacional e internacional.