sábado, 5 de maio de 2018

23.ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó é ponto de viragem





Entre 11 e 13 de maio, a aldeia de Fernando Pó acolhe a 23.ª edição da Mostra de Vinhos, num momento alto de afirmação dos melhores vinhos produzidos no concelho de Palmela. Com um programa recheado de animação e várias propostas de atividades enoturísticas, o certame encontra-se, este ano, num ponto de viragem, realizando-se, pela primeira vez, no novo pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, inaugurado no verão passado, fruto de uma candidatura do Município ao Portugal 2020 (PAICD), no âmbito do projeto Centro Rural Vinum. Com um espaço renovado, mais conforto e os vinhos multi-premiados desta região vinícola, estão reunidas as condições para um fim de semana em cheio.
Estarão disponíveis para prova pelo público 28 vinhos tintos e 17 brancos do concelho de Palmela, e os 10 Melhores Vinhos do Ano, escolhidos em prova cega pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, serão divulgados no domingo, às 15 horas. Além dos vinhos para prova e a concurso, a mostra conta com 26 pavilhões de produtos do concelho de Palmela (queijos, compotas, doçaria, entre outros), um espaço com várias propostas gastronómicas e uma exposição de alfaias e máquinas agrícolas.
As entradas têm o valor simbólico de dois euros e a aquisição do copo oficial da Mostra, no valor de três euros, garante o acesso à prova de todos os vinhos a concurso.
A organização do certame é da responsabilidade da Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, e o Município de Palmela atribui apoio financeiro no valor de 2.500 euros e apoio logístico no valor de 6 mil euros.



Novas intervenções no território enriquecem aldeia vinhateira

A apresentação do programa à comunicação social decorreu no dia 4 de maio, no salão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com Andreia Bento, da Comissão Organizadora da Mostra, a anunciar que esta 23.ª edição é, para quem trabalha na construção do certame, «a edificação de um sonho», pelas excelentes condições proporcionadas pelas novas instalações. Lembrando que a cultura do «vinho não é só o que está na garrafa», Andreia Bento sublinhou a aposta em atividades enoturísticas, que enriquecem o programa e dão a conhecer as adegas e a beleza envolvente.
A este propósito, o Presidente do Município afirmou que Fernando Pó já está no mapa dos vinhos e é reconhecida internacionalmente, por exemplo, entre a Rede Europeia de Cidades do Vinho, e depois do investimento inicial na qualificação da Mostra, as intervenções vão continuar, no âmbito do Centro Rural Vinum, que pretende conquistar empreendedores e criar novas dinâmicas para atração de públicos. Álvaro Balseiro Amaro revelou que o próximo passo é a reabilitação dos espaços exteriores da localidade, junto à linha do caminho de ferro, cujo projeto estará exposto durante a Mostra.
Para Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, «o sucesso da mostra é o espelho do sucesso dos vinhos da região», lembrando que o certame proporciona ao público a oportunidade de adquirir vinho mais barato, em primeira mão».
A certificação e a criação de marcas próprias foram conquistas muito importantes, ao longo de mais de duas décadas da Mostras de Vinhos, «acrescentando valor à região», como recordou João Palhoça, Presidente da AVIPE, a Associação de Viticultores do Concelho de Palmela.
Cecília Sousa, Presidente da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, mostrou-se bastante satisfeita pela inclusão do território vinhateiro de Fernando Pó, bem como os vinhos de Palmela e o Moscatel, na “Mesa de Palmela”, que é, já, uma das pré-finalistas do concurso “7 Maravilhas à Mesa”, num importante contributo para a promoção nacional da região.




Enoturismo é aposta forte do programa

A paisagem das freguesias rurais de Poceirão e Marateca, no coração da região de Setúbal, é fortemente marcada pelos imensos “jardins de vinhas”, património do riquíssimo conjunto de adegas e empresas familiares, que mantêm bem viva a atividade vitivinícola, de tradição milenar por estas paragens. A aldeia vinhateira de Fernando Pó está no centro deste território, sendo, por isso, local privilegiado para conhecer as terras onde frutificam as uvas que dão origem a alguns dos melhores vinhos do mundo, contactar com os produtores e desfrutar de produtos de grande qualidade. A pé, de bicicleta ou de comboio, são várias as propostas para descobrir Fernando Pó, as suas adegas e a região envolvente.
Destaque para o programa “À Descoberta das Vinhas do Sado – Fernando Pó”, no dia 12 de maio, com embarque em Lisboa. Organizada pela Casa Ermelinda Freitas, a Fernão Pó Adega, a Adega Filipe Palhoça, a Câmara Municipal de Palmela e a On Innovation, em parceria com a CP – Comboios de Portugal e o apoio da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, a atividade propõe visitas guiadas às adegas e experiências gastronómicas.
O showcooking com o Chef João Feliciano e o minicurso de iniciação aos vinhos com o enólogo Jaime Quendera são mais algumas propostas a não perder.

Consulte o programa aqui.