terça-feira, 29 de maio de 2018

Município aprova voto de pesar pelo falecimento de António Arnaut



A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de 23 de maio, um voto de pesar pelo falecimento de António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde e co-fundador do Partido Socialista.

Transcreve-se, abaixo, o texto do voto de pesar:


«Portugal ficou de luto, com a morte, no passado dia 21 de maio, de António Arnaut.
António Arnaut, de 82 anos, nasceu em Penela (distrito de Coimbra) em 28 de janeiro de 1936, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1959. Militante antifascista desde muito jovem, foi um dos principais responsáveis pela transformação da Ação Socialista Portuguesa no Partido Socialista, em 1973 e seu fundador.
António Arnaut, militante dedicado, político de causas, Grão mestre da Maçonaria Portuguesa honrou-nos como Deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República e como governante, foi desde 2016, presidente honorário do partido socialista.
Em 1978, é convidado para ministro dos Assuntos Sociais, por Mário Soares, e é nesse cargo que assina, o despacho que daria origem à lei que criou o SNS, universal e gratuito, em setembro de 1979. 
António Arnaut foi vogal do Conselho Superior da Magistratura, foi agraciado com o Grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e com da Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério de Saúde em 2014 na cerimónia dos 35 anos do SNS.
Homem simples e de origens rurais tinha uma faceta pouco conhecida das pessoas como escritor e poeta. Costumava afirmar “O SNS é o meu melhor poema".
Nos últimos tempos de vida afirmou que “Eu estou vivo graças ao SNS, pois não teria rendimentos para tantos tratamentos e exames médicos”.
 Há muito que era acompanhado na sua doença no serviço público de saúde, no Centro Hospitalar de Coimbra, onde veio a falecer.
Trabalhou e lutou até ao fim na defesa do SNS tendo como um dos últimos trabalhos da sua vida com João Semedo, do Bloco de Esquerda, um projeto de regeneração da obra que todos lhe reconhecem a paternidade, o Serviço Nacional de Saúde.
Saibamos honrar o seu legado lutando por políticas sociais que promovam maior igualdade, não apenas proclamando que lutamos, mas contribuindo para a criação e sustentabilidade das instituições das áreas sociais.
Reunida a 23 de maio de 2018, em sessão ordinária, a Câmara Municipal de Palmela expressa o seu pesar pelo desaparecimento de António Arnaut à sua família».