terça-feira, 8 de maio de 2018

Município assinala Dia Mundial da Metrologia com exposição



O Município de Palmela assinala o Dia Mundial da Metrologia (20 de maio), com a exposição “Descobrir a Metro(logia)”, que vai estar patente na Nave Central do Mercado Municipal de Pinhal Novo, entre os dias 15 e 20 de maio.   
A mostra vai dar a conhecer ao público um conjunto de equipamentos e instrumentos de medição do Laboratório de Metrologia e da propriedade da Câmara Municipal. O objetivo é divulgar a atividade de um serviço público qualificado, que é uma referência no apoio à atividade económica do concelho e na promoção da defesa dos direitos das/os consumidoras/es. O Serviço Municipal de Metrologia é um organismo qualificado pelo Instituto Português da Qualidade, que exerce a atividade de controlo metrológico de todos os instrumentos de medida e pesagem de todo o concelho.
O Dia Mundial da Metrologia comemora o aniversário da assinatura da Convenção do Metro, em Paris, a 20 de maio de 1875, por representantes de 17 nações, entre as quais Portugal. A Convenção permitiu criar as bases de um sistema mundial de medições coerente, essencial para a ciência, a inovação, a produção industrial, o comércio internacional, bem como para a melhoria da qualidade de vida e a proteção do ambiente. Este dia comemora-se, anualmente, em mais de 80 países.
Mais informações sobre a exposição através do e-mail metrologia@cm-palmela.pt.