quinta-feira, 3 de maio de 2018

Exposição fotográfica “Dançar Abril” patente até 2 de junho



A exposição fotográfica “Dançar Abril”, inaugurada no dia 25 de abril, no âmbito das comemorações do 44.º aniversário da Revolução dos Cravos, promovidas pelo Município de Palmela, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo do concelho, vai ficar patente no Centro Cultural de Poceirão até dia 2 de junho.
            A mostra apresenta fotografias de grande formato, da autoria de Paulo Nobre (Câmara Municipal de Palmela) e Mário Carromeu (Associação de Cultura e Desporto de Poceirão), instaladas em vários pontos exteriores do Centro Cultural. As imagens recordam o espetáculo de dança com o mesmo nome, realizado durante as comemorações do 25 de abril e do Dia Mundial da Dança de 2015.
Realizado no Centro Cultural de Poceirão, o espetáculo contou com direção artística de Sofia Belchior, da Passos e Compassos/DançArte, e teve a participação especial do bailarino José Lobo. Tratou-se de um espetáculo onde a dança se assumiu como a expressão dos valores de abril e em que o desafio consistiu em criar a simbiose perfeita entre o movimento e a liberdade. Esta iniciativa, de cariz comunitário, contou com a participação de 58 elementos, de diferentes associações locais, nomeadamente, da Associação de Cultura e Desporto de Poceirão, do Rancho Folclórico de Poceirão, da Associação “Os Amigos das Lagameças” e do Grupo Desportivo e Recreativo Águias da Aroeira, tendo contado com o apoio da artista Ana Nogueira (Oficina de Artes Visuais) e da União de Freguesias de Poceirão e Marateca.
Três anos depois, o espetáculo é recordado através da exposição fotográfica “Dançar Abril”, com o objetivo de manter viva esta memória e de lançar uma semente para o futuro, com vista a dar continuidade a projetos deste cariz, envolvendo a comunidade.