segunda-feira, 21 de maio de 2018

Câmara de Palmela e Passos e Compassos aprofundam parceria



A Câmara Municipal de Palmela e a Passos e Compassos – Associação para a Divulgação e o Desenvolvimento das Artes do Espetáculo assinaram, no dia 16 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, um Protocolo de Cooperação para os próximos quatro anos (2018-2021). O documento permitirá aprofundar as relações de parceria existentes entre as duas entidades e um maior desenvolvimento cultural no domínio da Dança.
O protocolo prevê, entre outras obrigações por parte do Município, a cedência de equipamentos culturais, a atribuição  de um subsídio anual de 15 mil euros e apoio logístico na promoção e divulgação de atividades da Companhia DançArte. Por outro lado, a Passos e Compassos deverá realizar atividades como a Semana da Dança, as comemorações do Dia Mundial da Dança, a iniciativa “Férias Culturais” e duas produções em estreia por ano.
«Para nós, é uma felicidade termos encetado esta parceria há muitos anos, porque sentimos e respiramos este ambiente de diferença que houve no domínio das artes, em particular da Dança, com a vossa vinda», declarou o presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro. Por isso, reconheceu, «o trabalho que a associação tem feito a nível local tem que ter também o correspondente apoio do Município».
Sofia Belchior, da Passos e Compassos, recordou que a associação desenvolve a sua atividade há 23 anos, 22 dos quais tendo a Câmara Municipal como parceira. «Temos o privilégio de poder trabalhar com esta autarquia, que apoia as artes e vai ao encontro dos nossos objetivos», afirmou.
A Passos e Compassos prossegue um projeto de Dança Contemporânea, através da DançArte. Enquanto Companhia Residente no Cineteatro S. João, em Palmela, a DançArte tem dinamizado um trabalho de divulgação e desenvolvimento desta arte, através de formação, workshops, seminários, criação e apresentação  de  espetáculos, entre outras iniciativas culturais, em estreita colaboração com a comunidade, em particular, a educativa.