quarta-feira, 30 de maio de 2018

Município anuncia campanha de incentivo ao voluntariado no Dia Municipal do Bombeiro




No encerramento das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, no dia 27 de maio, em Poceirão, a Câmara Municipal de Palmela anunciou o arranque de uma campanha de incentivo ao voluntariado nas corporações de Bombeiros do concelho, que terá a duração de um ano. Para associações que contam, diariamente, com voluntárias e voluntários para a prossecução dos seus objetivos, o recrutamento de novos elementos é fundamental para o crescimento e renovação dos corpos ativos. Numa segunda fase, a campanha apostará, também, na captação de associadas/os e de Mecenas que queiram contribuir para esta causa.
Na ocasião, o Presidente Álvaro Balseiro Amaro revelou, também, que o Município está a trabalhar na criação do Cartão Municipal do Bombeiro, um processo que terá de ser participado e fruto de uma reflexão conjunta, com as três associações.
Porque o dia foi de festa, a Sessão Solene, realizada no Centro Cultural de Poceirão, incluiu, também, a cerimónia de atribuição da Medalha Municipal de Comportamento Exemplar a um conjunto de bombeiras/os de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo, que completaram 15, 20 ou 25 anos de serviço exemplar. Um momento emotivo, que, nas palavras, do Presidente, agradece, simbolicamente, os anos de serviço e dedicação à causa e «enche de orgulho as/os destinatários/as desta homenagem, as suas famílias, colegas das corporações, mas também a comunidade e o Município».




Equipas de Intervenção Permanente em todas as corporações do concelho



Durante a Sessão Solene, procedeu-se à assinatura dos protocolos para a constituição de Equipas de Intervenção Permanente (EIP) de Águas de Moura e de Pinhal Novo, num momento que contou com a participação do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves. A criação de uma EIP conjuga a vontade de três entidades - o Governo, o Município e a respetiva associação de bombeiros, cabendo o investimento às duas primeiras, em partes iguais – e traduz-se num nível mais elevado de exigência, que vai muito além da resposta a incêndios. O Secretário de Estado enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Município, no campo da Proteção Civil, reconhecido, a nível nacional, sublinhando a Academia de Proteção Civil, que é exemplo a partilhar no país, bem como a sua Viatura Itinerante, cuja cedência à Autoridade Nacional de Proteção Civil para a realização de ações de sensibilização de âmbito nacional, foi, também, protocolada nesta sessão.
Com a assinatura dos acordos para a constituição das EIP de Águas de Moura e de Pinhal Novo, o concelho de Palmela torna-se um dos primeiros do país a ter todas as suas corporações integradas neste dispositivo nacional, uma vez que a corporação de Palmela já estava abrangida.



Maio, um mês para celebrar os Soldados da Paz

O mês de maio, em Palmela, é, já, sinónimo de homenagem às bombeiras e aos bombeiros, no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, promovidas pelo Município e pelas Associações de Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura, cabendo a esta última, em 2018, a organização do programa, no âmbito do modelo de rotatividade instituído. Assinalada há 18 anos, esta data presta o justo tributo a quem, diariamente, coloca a sua vida em risco para prestar auxílio a quem necessita, e dá visibilidade ao trabalho realizado, no concelho, na área da Proteção Civil, onde o objetivo maior é a construção de uma verdadeira cultura de segurança e a preparação de comunidades mais informadas e resilientes. Simulacros, momentos de convívio e sessões de debate e formação constituem o programa, que integrou, também, este ano, a exposição itinerante “Uma Imagem, Mil Estórias”, uma recolha fotográfica que acompanha o percurso histórico das três associações de bombeiros do concelho.
À medida que nos aproximamos do verão, a opinião pública volta a estar de olhos postos nos bombeiros, recordando os eventos dramáticos vividos em 2017. Na sua intervenção, o Presidente do Município apelou ao reforço da complementaridade entre os diversos níveis de poder, indispensável para uma correta articulação, e alertou que a discussão não pode centrar-se apenas nos dispositivos de combate, mas numa fase anterior, no correto ordenamento do território.
A este propósito, recorde-se que as/os proprietárias/os de terrenos devem assegurar a sua limpeza até ao final do mês de maio. As recentes alterações legislativas, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, responsabilizam as/os proprietárias/os de terrenos pela sua limpeza e execução ou manutenção das faixas de proteção das edificações/faixas de gestão de combustíveis. O Município promoveu, entre fevereiro e março, um conjunto de sessões de sensibilização e esclarecimento em todo o concelho e a GNR tem realizado diversas ações de fiscalização. Em caso de infração, as coimas podem ir até 10 mil euros, no caso de pessoa singular, e até 120 mil euros, para pessoas coletivas.