quarta-feira, 30 de maio de 2018

“Um Centro Histórico de Oportunidades” promoveu partilha de experiências



“Saberes tradicionais, oportunidades de futuro” foi o tema que motivou a partilha de experiências empreendedoras de sucesso da iniciativa “Um Centro Histórico de Oportunidades”, promovida pela Câmara Municipal de Palmela, a 28 de maio, no Espaço Cidadão, em Palmela.
Esta 1.ª edição de 2018 pretendeu recordar as profissões ainda existentes no Centro Histórico de Palmela, convidar novas/os empreendedoras/es e criadoras/es e debater dilemas, oportunidades e desafios. A sessão contou com a participação de três projetos, o Museu Municipal de Palmela, a Rede de Artes e Ofícios de Lisboa e Marta de Ornelas Acessórios, que deram o seu contributo para incentivar o empreendedorismo e a dinamização do Centro Histórico.
Teresa Sampaio, do Museu Municipal de Palmela, abriu a sessão, com a apresentação de um excerto de um documentário com entrevistas a “mestres de ofícios” de Palmela, alguns dos quais estiveram presentes.
Ana Jara, arquiteta do ateliê Artéria, a funcionar desde 2011, no Bairro da Mouraria, em Lisboa, apresentou o projeto Rede de Artes e Ofícios de Lisboa.  Esta iniciativa permitiu mapear 125 oficinas de artes e ofícios em Lisboa e o resultado pode ser consultado no site www.redearteseoficios.pt, onde é possível encontrar informação detalhada sobre cada oficina e também conhecer um pouco da história de vida de quem mantém vivos estes espaços.
A fechar a sessão, Marta de Ornelas, que criou o projeto Marta de Ornelas Acessórios (www.facebook.com/martadeornelas.acessorios), mostrou que a criatividade pode surgir olhando para as coisas de uma forma diferente. Marta de Ornelas é designer de joalharia e utiliza materiais improváveis para criar peças únicas, como cabos elétricos, elásticos ou destorcedores de pesca. As suas peças podem ser encontradas na loja The Selector Store, no Castelo de Palmela.
Esta foi a 10.ª edição da iniciativa “Um Centro Histórico de Oportunidades”. Ao longo de quatro anos, o Município já promoveu nove sessões, com vários temas e convidados, sempre numa perspetiva de partilha de experiências, em áreas como o alojamento local, restauração ou turismo.