terça-feira, 29 de maio de 2018

Atualizados instrumentos de delegação de competências nas Freguesias



A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de dia 23 de maio, as propostas de alteração dos Contratos Interadministrativos com as Juntas de Freguesia de Pinhal Novo e Quinta do Anjo e União de Freguesias de Poceirão e Marateca, no âmbito da limpeza e desmatação de bermas em vias e estradas municipais asfaltadas e manutenção e conservação de caminhos e arruamentos não asfaltados.
Estas alterações surgem no âmbito do processo negocial com as freguesias, que decorreu durante o mês de março, e traduzem-se na transferência de recursos financeiros, no valor global de 14 mil euros, para a União de Freguesias de Poceirão e Marateca, de forma retroativa a janeiro de 2018, para se proceder à limpeza e desmatação de bermas em vias e estradas municipais asfaltadas. Os Contratos Interadministrativos para proceder à manutenção e conservação de caminhos e arruamentos não asfaltados com as Juntas de Freguesia de Pinhal Novo, Quinta do Anjo e União das Freguesias de Poceirão e Marateca também foram alterados, com correções de valores e acertos dos quilómetros de vias não asfaltadas. Os montantes globais a transferir anualmente para as Juntas e União de Freguesias atingem, agora, 202.638,87 euros, com aplicação retroativa a janeiro deste ano.
Por último, os Acordos de Execução para assegurar a realização de pequenas reparações e para promover a manutenção dos espaços envolventes dos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico  também foram alterados, com correções de valores e do número de estabelecimentos de educação incluídos. Os montantes globais a transferir anualmente para as Juntas de Freguesia de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Ano e União de Freguesias, ao abrigo dos Contratos Interadministrativos e Acordos de Execução agora alterados, atingem os 363.219,85 euros, com aplicação retroativa a janeiro de 2018.
Recorde-se que serão mantidos os Protocolos de Colaboração, Contratos Interadministrativos para a limpeza e conservação de espaços desportivos descobertos e de jogo e recreio municipais, toponímia, reposição de pavimentos em calçada, limpeza de espaços verdes, vias e espaço público, mercados, recolha de monos e os Acordos de Execução para a conservação e manutenção de mobiliário urbano.